A ALL (América Latina Logística) acaba de instalar mais uma tecnologia em sua malha ferroviária. Depois do CCP (Centro de Controle de Pátios) e da nova versão do CBL (Computadores de Bordo das Locomotivas), implantados este ano, agora é a vez do SIV (Sistema de Informação da Via).
Sistema – Composto de um computador portátil equipado com localizador GPS e GPRS (via satélite e celular), o SIV é utilizado pelas equipes de via permanente da ALL para inspeções ao longo da malha. De acordo com a operadora logística, o equipamento garante mais segurança na ferrovia e maior produtividade nas operações, pois permite ações imediatas para a correção de avarias ao possibilitar aos rondantes informar imediatamente a localização exata de uma eventual anomalia nos trilhos diretamente para a central de informações da via.
Equipados com um computador portátil do tipo palm GPS/GPRS, os rondantes percorrem a linha férrea em busca de anomalias ou irregularidades. Ao detectar algum defeito nos trilhos, eles registram na hora a informação no aparelho. Os dados seguem via celular para o servidor central da empresa, identificando via satélite o ponto exato onde ocorreu a avaria.
O sistema ligado no computador central da companhia processa as informações e prioriza as falhas críticas para a manutenção imediata. “Com o relatório em mãos e a localização exata da falha, é possível agir mais rapidamente, evitando acidentes e garantindo a segurança”, explica o responsável pelo sistema na Via Permanente, Jean Carlos dos Santos. O programa conta ainda com alertas automáticos, como a possibilidade de inserir uma restrição de velocidade no trecho quando um defeito alcança um índice elevado.
ALL está investindo R$ 2 milhões na implantação e expansão do sistema, que já está sendo utilizado nos trechos da ferrovia entre Araraquara e Uchoa, em São Paulo, e no corredor central do Paraná, entre Ponta Grossa e Curitiba. “Trata-se do único sistema totalmente on line utilizado no Brasil para as rondas feitas na via permanente”, revela a gerente de Tecnologia da Informação da ALL, Thaís Falqueto.
Tecnologias – A operadora logística mantém uma série de outros equipamentos de segurança na via, como detectores de descarrilamento, ultra-som para detectar a integridade dos trilhos e carro controle para inspeção motorizada. O CCP (Centro de Controle de Pátios) foi instalado este ano na malha ferroviária do porto santista, administrada pela Portofer/ALL. Com ele, através do controle via software, o operador fica responsável estrategicamente pelo planejamento dos carregamentos e análise de cenários futuros, otimizando toda a gerência e gestão dos pátios.
Somente este ano, a ALL investiu R$14 milhões em Tecnologia para a segurança em suas operações. Entre os projetos contemplados, uma nova versão do CBL (Computador de Bordo de Locomotiva), reestruturação do sistema operacional Translogic, ampliação do Sistema de Informação da Via Permanente à malha norte, além da instalação do Centro de Controle de Pátios em 22 novos pátios. Os resultados concretos dos investimentos da empresa podem ser constatados em números: em 10 anos de atuação, ela já conseguiu reduzir o indicador de acidentes de 80 para 12 ocorrências para cada milhão de quilômetros percorridos pelo trem.
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