VLT ainda pode ser viabilizado

O sonho da melhoria da malha ferroviária da Região Metropolitana de Natal, assim como a instalação do projeto Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) não acabou. Apesar de, na semana passada, a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef ter inviabilizado, junto à bancada política do Estado, recursos do PAC para o início das obras do mega-projeto da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) que prevê ampliação da malha ferroviária para oito dos nove municípios que compõem a RMN, uma audiência pública ontem realizada na Câmara dos Vereadores mostrou o ânimo de legisladores das esferas federal, estadual e municipal de não deixar o sonho acabar.


Presentes na audiência proposta pelo vereador Edivan Martins (PV) e presidente do Parlamento Comum da RMN, tanto a senadora Rosalba Ciarlini (DEM), quanto o deputado federal, Henrique Eduardo Alves (PMDB) afirmaram ‘‘unir esforços’’ para que o projeto saia do papel. ‘‘Ela (Dilma Roussef) nos disse de maneira educada que o VLT não seria incluído no PAC. Mas ela sabe, e eu sei, que muitos projetos do PAC não vão se viabilizar e outros não vão sair por questões técnicas. Então, ela nos prometeu que o VLT seria o primeiro da fila, no caso de um dos projetos do PAC sair’’, disse Henrique Eduardo Alves, em seu discurso na audiência. Além disso, ele também acrescentou que a ministra chefe da Casa Civil também estaria disposta a conceder um limite adicional de financiamento para que o Rio Grande do Norte começasse as obras. O que levou ao deputado federal afirmar que ‘‘temos tudo para viabilizarmos esse projeto a curto prazo’’. A senadora Rosalba Ciarlini também afirmou que o projeto ‘‘não está totalmente descartado’’ e que uma vez sendo lançado o PAC da Mobilidade, que o Governo Federal deverá fazer, o VLT poderia ser contemplado.


Para Edivan Martins essa segunda audiência tratando do tema é uma tentativa de manter a discussão na pauta política e administrativa do Estado. ‘‘Por mais intervenções urbanísticas que a cidade vêm passando – a exemplo dos viadutos do 4º Centenário e de Ponta Negra, elas não apresentam soluções definitivas. Estamos no momento com uma inegável força política, com o presidente do Senado, Garibaldi Filho, o líder da oposição, o senador José Agripino, o líder do PMDB na Câmara, o deputado Henrique Eduardo Alves, além da representatividade da senadora Rosalba, e dos esforços da governadora Wilma de Faria, sem contar os cem vereadores que compõem o Parlamento Comum’’, enumerou o vereador.


Na opinião do coordenador geral do Plano Estratégico da RMN, George Câmara, o projeto da CBTU de instalação do VLT é ‘‘mais que oportuno e necessário’’. ‘‘Acabamos de fechar o produto final do Plano Estratégico e o estudo aponta para uma série de ações com perspectivas para até 2020, no qual o modal-ferroviário como barateador do custo do transporte. Natal passou 40 anos sem ter uma avenida de contorno, é preciso que tomemos atitudes agora para que um cenário desejado nos próximos anos’’, disse.

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Fonte: Diário de Natal (RN)

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