O apito do trem voltou a soar na Estação de Jaguariúna, após 20 anos de inatividade. Com a restauração de 1,5 km de via férrea do Complexo Maria-Fumaça, o município se transformou em ponto de partida de um passeio histórico que leva à Campinas, em um trajeto que pode durar até três horas.
Desativado desde a década de 80, o trecho voltou a funcionar no início de outubro e já recebe visitantes aos fins de semana. No espaço da antiga Estação Jaguariúna funciona também o Centro Cultural, o museu ferroviário, restaurantes e centro de informações turísticas.
O percurso completo da locomotiva a vapor parte de Jaguariúna, a 138 km de São Paulo, e percorre quatro estações antes de chegar a Anhumas, em Campinas, ou 24,5 km de ferrovia a uma velocidade de 20km/h. O valor do passeio é R$ 25, incluindo ida e volta.
Quem opta por meio-percurso encerra a viagem duas estações antes — Tanquinho, também em Campinas — e paga R$ 16. Durante o trajeto, monitores especializados contam a história do trem e da sociedade da época: barões de café e a rotina dos trabalhadores.
As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.
Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.
Nos dias úteis, os passeios são reservados para atividades agendadas por escolas ou outras entidades educacionais pelo telefone (0xx19) 3207-3637.
Serviço
Saída de Jaguariúna
Sáb. — 10h e 15h (meio-percurso)
Dom. e feriado — 10h, 14h e 16h (meio-percurso) e 12h (completo)
Saída de Anhumas (Campinas)
Sáb. — 10h10 e 15h (meio-percurso)
Dom. e feriado — 10h10 e 14h10 (completo) e 16h10 (meio-percurso).
Seja o primeiro a comentar