O Metrô de São Paulo deu início a um projeto que quando concluído fará com que o intervalo entre os trens que circulam no sistema tenha uma redução de pelo menos 26%. Atualmente, o intervalo mínimo entre uma composição e outra é alcançada na linha 3-Vermelha, que chega a atingir 101 segundos (um minuto e 41 segundos). Após a implantação do projeto, o intervalo poderá chegar a 80 segundos (um minuto e 20 segundos).
Uma conseqüência possível será a redução no tempo de espera do usuário nas estações, além de um aprimoramento na segurança. A previsão é que o sistema comece a funcionar apenas no final de 2009.
Segundo o gerente de operações do Metrô, Milton Gióia, uma licitação já em curso na companhia fará com que o atual sistema, baseado em informações analógicas, seja feito com tecnologia via rádio, mais moderno.
Serão trocados equipamentos de sinalizações das vias –que ficam dentro dos túneis e no trajeto pela superfície–, nos trens e no CCO (Centro de Controle Operacional).
O sistema atual data de cerca de 30 anos. A sua modernização, entretanto, depende de alterações nos três itens
Nos dois casos –analógico ou via rádio– o trem emite uma espécie de mensagem para o sinalizador que está na via, que por sua vez informa o CCO da localização da composição.
Segundo explica Gióia, o sistema atual permite que os controladores observem apenas qual via a composição circula. Ele não possibilita, por exemplo, saber se existe espaço dentro da via para outro trem trafegue logo atrás, o que pode provocar espaços ociosos dentro do sistema. Cálculos técnicos do Metrô dão conta que o intervalo entre um e outro é de cerca de 200 metros, a chamada margem de segurança.
Com o novo sistema, será possível, por exemplo, ocupar eventuais espaços ociosos nas vias e aproximar as composições em até 30 metros de distância uma da outra, sem alterar a margem de segurança.
Segundo dados do Metrô, o tempo médio de espera do usuário na estação varia dependo do período do dia e da linha. O menor tempo de espera é registrado no horário de pico da tarde nas estações da linha 3-Vermelha. O usuário fica cerca de 55 segundos aguardando a composição. O maior intervalo é o da linha 5-Lilás. O usuário chega a ficar três minutos e 14 segundos à espera do metrô, no período da tarde.
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