A CBTU está finalizando os editais da licitação para concluir a Linha Sul do METRô do Recife e a implantação do sistema de veículo leve sobre trilho (VLT). Os recursos foram assegurados durante o lançamento do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e somam R$ 295 milhões. O edital do VLT está sendo elaborado, inclusive, para estimular a participação da indústria nacional nesse tipo de transporte, que ainda não é adotado no Brasil. A previsão do governo federal é gastar R$ 100 milhões desses recursos ainda este ano.
“Estamos revisando todos os projetos dos terminais e do VLT. Na próxima semana vamos ter isso pronto”, prometeu Sileno Guedes, superintendente do METRô do Recife. Segundo ele, com o edital na mão, faltará a autorização da CBTU do Rio de Janeiro e do Ministério das Cidades para a licitação ser lançada. Para concluir a Linha Sul, uma obra que teve início em 1998, será preciso construir ainda terminais integrados e concluir a sinalização dos terminais já prontos. O METRô também deverá adquirir seis VLTs, que vão operar no trecho entre Cajueiro Seco e Cabo de Santo Agostinho. Com isso, o METRô seguirá até Cajueiro Seco e, de lá, os passageiros poderão ir até o Cabo via VLT. “Isso vai proporcionar uma integração importantíssima com Suape”, destaca Guedes. Hoje, neste trecho existe uma antiga linha de trem a diesel, que terá que sofrer modificações.
Para adquirir os equipamentos do VLT será aberta uma licitação internacional, mas é desejo da CBTU habilitar fornecedores nacionais ao projeto. “O Brasil não tem experiência em VLT. Mas é um desejo nosso resgatar a indústria nacional de trens”, afirmou. A licitação será feita para o sistema do Recife e de Fortaleza. Cada VLT possuirá quatro vagões, com 230 lugares cada. A velocidade máxima será de 80 km/h, mas comercialmente a CBTU acredita que a velocidade ficará em 45 km/h. “A previsão de entrega dos equipamentos é de um ano e oito meses a dois anos. Enquanto isso, vamos trabalhar na modificação da linha existente”, promete Guedes.
Com a conclusão dessas obras, espera-se que a quantidade de passageiros salte dos atuais 190 mil usuários por dia para 380 mil. A obra será especialmente importante por interligar o Recife, através de um transporte de massa, ao território de Suape, que abrigará grandes empreendimentos – como estaleiro, refinaria e indústrias petroquímicas. A CBTU ainda negociará com o governo de Pernambuco a transferência do serviço para o Estado, uma demanda antiga para a conclusão da Linha Sul.
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