A América Latina Logística (ALL) negocia com a mineradora MMX a possibilidade de passar a transportar minério de ferro extraído pela companhia no município de Corumbá (MS). Segundo o diretor-presidente da ALL, Bernardo Hees, a consolidação do acordo depende da definição de um porto para escoamento da produção ao exterior. Uma das opções é o porto que o empresário Eike Batista, presidente da MMX, pretende construir no município de Peruíbe, no litoral sul do estado de São Paulo.
A questão da logística vai passar pela ALL, mas depende da definição da localização do porto. É um volume expressivo de minério que pode ser transportado, afirmou Hees. Estamos acompanhando o projeto do porto de Peruíbe. Os estudos e negociações da MMX com o governo do estado estão avançados.
O presidente da ALL fez questão de ressaltar que a projeção de crescimento de 12% a 14% no volume transportado em 2008 não embute a perspectiva de transporte de minério de ferro.
Hees afirmou também que a companhia pode atuar também no desenvolvimento de um alcoolduto ligando o interior de São Paulo (municípios próximos à cidade de Campinas) ao porto de Santos (SP). O projeto, ainda em estudo, teria como meta servir de escoamento para a exportação do etanol, tendo em vista a perspectiva de que combustível renovável se torne uma commodity global. A empresa cederia o direito de passagem pelo duto em troca de uma remuneração.
As informações foram divulgadas ontem durante encontro de representantes da empresa com analistas e investidores promovido pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais de São Paulo (APIMEC-SP).
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