Durante esta semana as crianças da Vila Pantanal, no bairro Alto Boqueirão, em Curitiba, vão poder participar de oficinas culturais e outros tipos de atividades artísticas. Tudo dentro do Vagão do Conhecimento, projeto da América Latina Logística (ALL). O vagão, totalmente adaptado, é itinerante: vai passar por outros municípios onde a empresa possui unidades. A idéia é levar um pouco de cidadania, cultura e oportunidade para as comunidades menos favorecidas que ficam próximas aos trilhos dos trens.
O projeto foi lançado ontem na Vila Pantanal, onde há uma unidade da ALL. O Vagão do Conhecimento está dividido em duas áreas: uma delas é dedicada às oficinas e palestras; na outra, será instalado um laboratório de informática. Uma das primeiras atividades com as crianças da Vila Pantanal foi a decoração do interior do vagão. Elas vão produzir e enfeitar bancos, mesas e outros apetrechos, para que o espaço fique um pouco com a “cara” de quem participa do projeto. A matéria-prima para isto vem do lixo. As crianças vão transformar material reciclável em arte, sob supervisão do João do Lixo, um curitibano que há 13 anos se dedica a criar produtos a partir de recicláveis. “Isto é interessante para que as crianças se sintam valorizadas e também valorizem o Vagão do Conhecimento, pois um pouco do que eles fizerem vai estar lá”, explica Carolina Goulart, analista de Marketing e Responsabilidade Social da ALL.
Além da atividade com as crianças, João do Lixo vai orientar os carrinheiros da Vila Pantanal, que serão convidados a participar de uma palestra amanhã e sexta-feira, no final da tarde. “Queremos sensibilizá-los para que agreguem valores ao material reciclável”, conta João do Lixo.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
De acordo com Carolina, o Vagão do Conhecimento vai atuar com ações sociais. O objetivo é interagir com a comunidade. O uso do material reciclável com as crianças da Vila Pantanal entra nesse panorama. Muitas famílias que moram no local dependem da coleta de papel, plástico e metal. “Queremos passar a idéia de que podemos dar outro destino para o lixo. Que não é apenas recolher e vender”, afirma Carolina.
Ontem, as crianças também assistiram a um Teatro de Fantoches sobre a segurança em torno das linhas férreas, promovido pela Guarda Municipal, uma das parceiras do projeto em Curitiba, ao lado do Sesi.
“Iniciativas como essa nos ajudam muito. É uma oportunidade para preencher lacunas existentes na comunidade”, comenta Dirceu Domingo Fernandes, presidente da Associação de Moradores da Vila Pantanal. Cerca de 5 mil pessoas vivem na comunidade. O Vagão do Conhecimento fica em Curitiba até sexta-feira. Funciona das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h. A unidade da ALL na Vila Pantanal fica na Rua Jaboti.
Seja o primeiro a comentar