Os projetos ferroviários da esfera do Ministério dos Transportes vão receber R$ 7,8 bilhões entre 2007 e 2010, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), apresentado nesta segunda-feira (dia 22) pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. Só em 2007 será investido R$ 1,6 bilhão. No total, 2.518 quilômetros de estradas de ferro receberão investimentos. Entre as obras incluídas no programa estão as ferrovias Transnordestina e Norte-Sul, a construção do trecho entre Alto Araguaia e Rondonópolis e o Ferroanel de São Paulo, que seria a solução para o que é considerado o maior gargalo ferroviário do país.
O anúncio foi bem recebido pelo setor, apesar de não contemplar muitas obras novas. “A construção de um ferroanel, que circunde a grande São Paulo, evitará a circulação dos trens por passagens de nível e áreas densamente povoadas, o que facilitaria o acesso ao porto de Santos”, afirmou o diretor-executivo da ANTF, Rodrigo Vilaça, que destacou também a retomada da construção da Norte-Sul.
O programa, que tem como objetivo destravar o crescimento do país, destina o total de R$ 55,279 bilhões para os projetos no ambito do MT, sendo R$ 30,979 bilhões do Orçamento Geral da União e R$ 24,3 bilhões referentes ao investimento privado.
Metrôs – Fora obras da área do MT, os sistemas de metrô de Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza e Recife (Ministério das Cidades) vão receber juntos R$ 3,1 bilhões, até 2010, dentro do PAC. Só em 2007 serão injetados R$ 721 milhões. O objetivo é dar impulso às obras nos metrôs, que em alguns casos já se arrastam por muito tempo, como o de Salvador, iniciado há cerca de 10 anos. A meta é ampliar em 609 milhões o número de passageiros transportados por ano.
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