A fabricante Santa Fé aposta na inovação e lança no mercado este ano dois tipos de vagões. Um deles é o gôndola GDT com capacidade para o transporte de 111 toneladas de minério de ferro nas bitolas larga e métrica. Segundo o presidente da empresa, Antônio Giudice, um dos principais diferenciais do GDT é a utilização de truques denominados Scheffel, importados da África do Sul. O equipamento possui um custo mais alto comparado com os truques nacionais, mas Giudice garante que as vantagens compensam de forma rápida a diferença do preço. “Manutenção simples, estabilidade do vagão e maior durabilidade dos rolamentos são algumas delas”, diz. Em novembro deste ano, deverá ser entregue um protótipo do GDT à Vale para a realização de testes.
Outro produto desenvolvido pela empresa em 2008 foi o vagão tipo fechado Sider, fabricado com portas laterais de lonas impermeáveis e com possibilidade de se deslocar horizontalmente. “O que permite a redução do tempo de carregamento e descarregamento de todo o tipo de produtos embalados”, explica. Em novembro serão entregues as primeiras unidades do produto à Votorantim Celulose e Papel. O contrato prevê o fornecimento de 278 vagões Sider até abril de 2009. O presidente tem boas expectativas para a feira Negócios nos Trilhos este ano. “Vamos divulgar nossos produtos em um momento que novas ferrovias de carga estão sendo construídas.”
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