G1 – Cinco trechos que passam por municípios da Zona da Mata poderão ser explorados pela iniciativa privada. A informação foi divulgada no início do mês após o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), assinar um decreto para transferir à iniciativa privada a administração de 19 ferrovias do Estado.
De acordo com o Governo de Minas, a expectativa é atrair R$ 26,7 bilhões para o setor. Além disso, a exploração de linhas de menor extensão, conhecidas como “shortlines”, pode gerar mais de 370 mil empregos.
O decreto regulamenta a Lei nº 23.748/2020 que prevê um plano estadual de transporte ferroviário. Conforme o Estado, a previsão é que as empresas interessadas poderão assinar contratos com validade de 25 a 99 anos.
Veja os trechos:
Turismo
Caparaó – Espera Feliz
Cataguases – Além Paraíba
Viçosa – Cajuri
Regional:
Mariana – Além Paraíba
Cargas:
Miguel Burnier – Ponte Nova – Ubá – Muriaé
Malha ferroviária em MG
A malha ferroviária do estado é a maior do país, com 5 mil quilômetros de extensão, o que corresponde a 16,3% das ferrovias do país. Ela passa por 180 dos 853 municípios mineiros.
Destes 5 mil quilômetros, 1.500 estão abandonados ou desativados, de acordo com estudos feitos para a elaboração do Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais (PEF-MG).
Ufa!!! Até que enfim a iniciativa privada vai investir nas ferrovias. Imaginem um dia toda a população desfrutar de um trem de alta velocidade cruzando o país de ponta a ponta???
Que ótima notícia! Parabéns ao pessoal do Amigos do Trem pela luta incansável. Esse ramal jamais deveria ter sido abandonado pela FCA. A bauxita agora é transportada por caminhões, destruindo a BR-116 e causando acidentes. Antes era pela ferrovia. Vá entender o Brasil.