Metrópoles – O Brasil tem 10 mil quilômetros de ferrovias ociosas ou subutilizadas, o equivalente a um terço da malha ferroviária do país. Além da falta de investimento público, as estradas de ferro não receberam melhorias e algumas têm mais de um século, segundo o Ministério dos Transportes.
Enquanto isso, o Congresso Nacional está há um ano e meio sem votar os vetos do ex-presidente Jair Bolsonaro ao novo marco legal das ferrovias. Bolsonaro sancionou a lei com 38 vetos ainda em dezembro de 2021. Desde então, a análise dos parlamentares emperrou.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O ministro dos Transportes, Renan Filho, colocou no plano de 100 dias da pasta revisar o marco regulatório, o que ainda não aconteceu. Filho avalia que o modelo atual não tem atraído investimento privado e não cumpriu seu objetivo.
Fonte: https://www.metropoles.com/colunas/guilherme-amado/ferrovias-ociosas
Seja o primeiro a comentar