Bilhete único vai valer no metrô

O mesmo bilhete único, usado apenas nos ônibus da cidade, deve ser aceito também no metrô e nos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) até o fim do ano. Governo do Estado e Prefeitura já estão afinados nesse propósito, a tecnologia já existe, mas restam dúvidas importantes, segundo especialistas ouvidos pelo Estado: quem vai pagar o subsídio de cerca de R$ 250 milhões anuais que o sistema vai precisar e como absorver a demanda extra de 20% de passageiros prevista num metrô já no limite da capacidade.

Com a integração dos transportes por meio da tecnologia do bilhete único da Prefeitura, o governo desistiu, pelo menos temporariamente, de retomar o processo de licitação do seu cartão, o metropass, revogado anteontem. `O processo foi suspenso, primeiro, porque poderia ter grande demora e queremos dar uma abreviada para implementar o bilhete único. Segundo, porque foi grande o número de questionamentos jurídicos sobre o processo (edital), desde o ano passado`, disse o governador Geraldo Alckmin.

`Temos um desafio financeiro a ser superado, que se refere ao impacto que a integração terá nas contas das empresas de transporte coletivo, e um tecnológico`, admitiu Alckmin. A integração dos ônibus, metrô e trens é promessa de campanha do prefeito José Serra.

De acordo com o presidente da Companhia do Metropolitano (Metrô), Luiz Carlos David, o sistema integrado vai ser bancado com recursos do Estado e da Prefeitura. `O metropass seria uma concessão à iniciativa privada, que será retomada numa segunda etapa, quando vamos incluir os ônibus metropolitanos no sistema`, disse.

Para o sistema funcionar, a Prefeitura vai ter de gastar R$ 14 milhões só para instalar validadores de bilhete em catracas de cada uma das 52 estações do metrô. Além disso, o valor inclui controladores de catraca e centrais de controle operacional, para separar os recursos de cada meio de transporte. `Ainda estamos negociando com o Município`, disse David.

Segundo ele, não será necessário fazer licitação, porque a Prefeitura tem boa parte do equipamento em estoque e domina a tecnologia. Procurado pela reportagem, o secretário municipal de Transportes, Frederico Bussinger, não respondeu aos telefonemas.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: O Estado de S. Paulo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*