Dois novos acidentes com trens da ALL

Mais dois acidentes com trens da América Latina Logística (ALL) aconteceram no último final de semana. No último sábado, às 21h20, na região de Ponta Grossa, cinco vagões descarrilaram e cerca de 50 litros de óleo diesel foram derramados e absorvidos pelo solo. Segundo o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), houve mínimo impacto ambiental e, desta vez, a empresa comunicou o acidente. “Além disso os procedimentos adotados para a retirada do solo com combustível foram ambientalmente corretos, portanto não houve autuação da empresa”, disse o fiscal do IAP, que acompanhou o procedimento, João Luiz Marques.

A causa do descarrilamento, segundo a ALL, foi um dos rolamentos que acabou travando. O trem, que ia de Araucária para Guarapuava, transportava 250 mil litros de combustível e granéis agrícolas. Ontem, já havia sido realizado o transbordo de toda a carga e a ferrovia estava liberada, apenas dois vagões estavam para ser retirados, ainda pela tarde.

No domingo, o acidente aconteceu no trecho entre Itaperuçu e Rio Branco do Sul, próximo à Vila da Turma. Duas das três locomotivas descarrilaram, por volta das 11h20. A ferrovia foi interditada pela manhã para a retirada de uma das locomotivas. Logo em seguida a ferrovia foi reparada, com alguns dormentes sendo trocados e o trilho “remendado”. Somente depois disso, a ferrovia pode ser liberada. No início da tarde, a ferrovia foi novamente fechada para a retirada da segunda locomotiva, cuja operação foi mais delicada. No local, onde pedras novas tinham sido colocadas, havia um pouco de óleo, mas é provável que este seja da própria locomotiva, pois a ALL confirmou que não havia carga.

Cerca de dezesseis técnicos da ALL trabalhavam no local, e até o final do dia de ontem a ferrovia não havia sido liberada. A causa desse último acidente será apurada em sindicância.

Histórico – A ALL, das onze concessionárias responsáveis pelas ferrovias do Brasil, é a campeã em multas por acidentes com danos ao meio ambiente, desde 2002 recebeu 28. Em sete anos a empresa já foi autuada em cerca de R$ 11 milhões. Os dois últimos acidentes mais graves foram na ponte São João, na Serra do Mar e em Bandeirantes. A região de Ponta Grossa também é uma região bastante lembrada pelos acidentes da ALL. Somente em julho de 2000 foram dois – um em que a empresa deixou vazar 60 mil litros de diesel, atingindo um córrego, e outro de 20 mil de diesel e gasolina, chegando à uma área de preservação ambiental.

Prevenção – Segundo informações da assessoria de imprensa do deputado estadual Artagão Júnior (PMDB), incomodado com tantos acidentes da empresa, indicou à ANTT, que está regulamentando, que fosse obrigada a sinalização luminosa para serem usadas durante a noite nos vagões dos trens.

A ANTT diz já existir um programa, cujo objetivo seja, exatamente, prevenir e controlar as concessionárias nas operações ferroviárias, visando a conservação dos recursos naturais e a segurança das pessoas e equipamentos.

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Fonte: Paraná Online

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