Ferrovia será ligada ao Sudeste

O governador Jarbas Vasconcelos (PMDB) assinou ontem a ordem de serviço para a execução dos projetos executivos de três trechos ferroviários, que são os de Salgueiro-Parnamirim-Riacho Santa Rosa (Parnamirim), Parnamirim-Araripina e Riacho Santa Rosa-Petrolina. A execução dos projetos custará R$ 5 milhões e os dois primeiros trechos estão previstos no projeto da Transnordestina – que, ao todo, demandará um investimento de R$ 4,5 bilhões para a construção da ferrovia que vai ligar o cerrado do Piauí (Eliseu Martins) aos portos de Pecém, no Ceará, e de Suape.
Logo depois da solenidade, o diretor administrativo e financeiro da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), Jorge Mello, informou que as obras de recuperação do trecho ferroviário que liga Recife a Propriá (em Sergipe), com 600 quilômetros de extensão, devem começar em março do próximo ano. Esse trecho fará a ligação entre o Sudeste do País e a atual malha ferroviária do Nordeste e, futuramente, com a Transnordestina. Esse trecho está sem tráfego desde julho de 2000.

“A Transnordestina é uma conquista, não só de Pernambuco, mas de todo o Nordeste”, disse o governador Jarbas Vasconcelos (PMDB), depois da assinatura da ordem de serviço. Os projetos executivos são importantes, porque são necessários para que as obras sejam realizadas. O governador argumentou também que a Transnordestina vai beneficiar 22 municípios do Estado, que em 10 anos poderão ter dobrado o seu Produto Interno Bruto (PIB).

Os projetos executivos dos três trechos foram encomendados pela administração estadual dentro de um convênio que o Estado tem com a União. O Estado entrará com 10% do valor total (R$ 5 milhões) e o restante será bancado pelo governo federal. “Foi importante ter esse convênio, porque estamos saindo na frente para que as obras sejam iniciadas por Pernambuco”, contou a secretária estadual de Desenvolvimento Urbano, Terezinha Nunes.

A previsão é que os projetos executivos fiquem prontos em seis meses, embora as empresas tenham um prazo legal de 10 meses para a conclusão do serviço. A Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) já informou que as obras da Transnordestina vão começar pelos lugares nos quais os projetos estiverem mais avançados.

Os projetos executivos serão feitos pelas seguintes empresas: Maia Melo (Salgueiro-Parnamirim-Riacho Santa Rosa), Astep (Riacho Santa Rosa-Petrolina) e Ecoplan (Parnamirim-Araripina). Esse último trecho é conhecido como o ramal do gesso. “Resolvemos fazer o projeto executivo do trecho Santa Rosa-Petrolina porque a nossa intenção é fazer o possível para que esse ramal seja feito durante a construção da Transnordestina”, contou Nunes. A região de Petrolina é uma grande produtora de frutas, que é uma das cargas que podem ser transportadas pela ferrovia.

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Fonte: Jornal do Commercio – PE

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