Sistema garante controle de frotas e agilidade nos processos da SuperVia
Para a equipe de gestores da SuperVia, a grande missão da empresa está clara. “O nosso desafio – hoje – é oferecer transporte para todos. Queremos estar a tempo e no momento exato, além de cumprir os planos de deslocamentos de nosso usuário. Se ele pretende chegar a um determinado ponto em dez minutos, o nosso desafio é o de cumprir esse plano”, explica Mario De Nadai, diretor adjunto de produtividade e processos da SuperVia.
Falando assim, parece simples. Afinal, o que deveria ser premissa assume a forma de desafio. No entanto, no início da concessão – ocorrida há sete anos – a situação da empresa era bastante complicada. “Ao assumirmos o sistema, a média diária de passageiros transportados era de 120 mil. Devido à má conservação da frota, já chegamos a terminar um dia – por exemplo – com menos da metade dos trens operando”, lembra De Nadai. Com isso, a população – ou recorria a outra alternativa – ou ficava à espera.
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Desde então, a companhia vem buscando aprimorar seus serviços dia após dia. “Estamos atravessando uma fase de evolução marcante. E quem tem dito isso é o próprio público, que por meio de pesquisas têm demonstrado seu grau de satisfação”, conta o diretor. E completa: “É importante saber o que está sendo percebido externamente”.Agora, a SuperVia – que atende mais de nove milhões de pessoas por mês na região metropolitana do Rio de Janeiro, cruzando 11 municípios com uma frota de 146 trens ao longo de 220 quilômetros – assinou um contrato de locação com a IFS do Brasil, fornecedora de software de gestão empresarial.
A SOLUÇÃO ADOTADA – a vertical IFS Service Management – permite a gestão de ativos de alta complexidade, tais como frotas de trens, aviões, navios, processos de segurança e SMS para o setor elétrico. Com a nova tecnologia, a SuperVia avança no que diz respeito ao uso do tempo e controle de atividades relacionadas à manutenção de máquinas.
“Com o IFS Applications, será possível detectar quais atividades pedem um maior tempo de execução e, a partir daí, planejar a rotina das pessoas de acordo com as necessidades”, aponta. O executivo acrescenta que a ferramenta também atenderá à demanda da empresa no que se refere à manutenção da infra-estrutura, sistemas de comunicação e sinalização, além de indicar os itens que precisam ser substituídos. Ao final do processo, ganha o usuário, já que o número de imprevistos tende a cair com o aprimoramento da gestão de manutenção.
SOBRE A LOCAÇÃO – De Nadai lembra: “Procurávamos por uma empresa flexível que, além de oferecer um produto de referência, viesse para ficar no mercado”. No mundo, a IFS tem cases em países como Austrália, Canadá e Noruega, além de fornecer sistemas para empresas do setor metroferroviário de Pequim e Shangai, na China. Entre outras clientes, estão nomes como Alstom, Bombardier-Adtranz, Siemens e agora a SuperVia, no Brasil.
Para o diretor comercial e de marketing da IFS do Brasil, Siegmar Schuenke, este projeto demonstra que o mercado está exigindo ofertas mais adequadas a cada necessidade e, no caso da SuperVia, a política de locação do aplicativo permitiu a revisão das decisões anteriores do sistema de gestão empresarial ERP (Enterprise Resource Planning) sem altos investimentos, diminuição de riscos e garantia da evolução dos projetos da TI da empresa.
“Estamos trabalhando para garantir o melhor retorno de investimento em TI do mercado, pois estamos associando nossa tecnologia de ponta, funcionalidades avançadas para o setor de serviços e gerenciamento de ativos, além de um profundo conhecimento em negócios” finaliza Schuenke.
E os investimentos não param por aí. Depois de conhecer a oferta de locação do IFS Applications, a SuperVia resolveu migrar todos seus processos para o ERP da IFS, operação que deve acontecer no início do próximo ano. O projeto todo está orçado em R$ 500 mil.
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