A CVRD e a Companhia Docas do Rio de Janeiro devem anunciar ainda em novembro o lançamento do projeto de construção de um silo para o armazenamento de soja no Porto de Sepetiba, com capacidade de dois milhões de toneladas/ano. O investimento será de R$ 90 milhões para a adaptação do terminal de minério no porto, que passará a receber a soja que vem da região Centro-Oeste pela FCA. A operação envolve também a construção de um terminal de transbordo no bairro Getúlio, em Rio Claro (RJ), com investimentos de R$ 15 milhões.
Técnicos da CVRD e de Docas se reúnem nesta sexta-feira, dia 12, para tratar dos últimos detalhes da negociação e definir a data do lançamento do projeto, que deverá ser anunciado em cerimônia a ser realizada no Porto de Sepetiba. A operação foi viabilizada através um termo de aditivo ao contrato de arrendamento que a Vale tem com Docas para a operação do terminal de minério. De acordo com a Companhia Docas, o termo aditivo já foi aprovado pelas assessorias jurídicas das partes, não havendo impedimentos do ponto de vista legal.
Terceiro Trilho
O transporte da soja para o Porto de Sepetiba será feito por caminhões. Como se sabe, a intenção original da Vale era transportar até Sepetiba sem transbordo ferro-rodoviário, trafegando pela linha da MRS. Para tanto seria necessário instalar um terceiro trilho de bitola métrica entre os trilhos de bitola larga da MRS. Mas, de acordo com o diretor-executivo de Finanças da mineradora, Fabio Barbosa, não existe definição sobre o desenvolvimento do projeto. “Não tivemos até hoje nenhuma resposta sobre o interesse. Estamos aguardando. Continuamos a achar que é um projeto importante para a logística do país, para viabilizar mais um corredor de tráfego para exportação”, disse ele.
O projeto de construção do silo de grão, no Porto de Sepetiba representa a inserção do estado do Rio de Janeiro na rota da soja. Atualmente toda a soja é exportada por Ponta da Madeira (MA), Tubarão(ES), Santos (SP), Paranaguá (PR) e Rio Grande (RS). O volume de soja transportado pelas ferrovias da CVRD este ano deverá chegar a seis milhões de toneladas, contra os cinco milhões de toneladas em 2004.
De acordo com Barbosa, o transporte de produtos agrícolas ultrapassou pela primeira vez o de produtos da cadeia produtiva do aço, em conseqüência da movimentação da safra e da própria exploração pela CVRD de seu potencial de crescimento, representando 39,1% do total de 8,242 bilhões de TKU no terceiro trimestre de 2005.
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