A MRS participou da primeira operação para o carregamento de ferro-gusa em um navio Panamax no Rio de Janeiro. O navio saiu do porto, no dia 30 de novembro, carregado com 60 mil toneladas. O transporte do produto envolve três modais: caminhões retiram a carga na região de Sete Lagoas (MG) até o Terminal de Joaquim Murtinho, em Conselheiro Lafaiete (MG), onde é realizado o transbordo para os trens da MRS, que realizam o fluxo no Porto do Rio de Janeiro.
A coordenadora do projeto, Rosana Miliorini, explicou que o navio Panamax, com capacidade para 70 mil toneladas, exige profundidade maior que a do cais do Porto do Rio de Janeiro. Por esse motivo, a operação foi realizada com um sistema de barcaças. “As primeiras 45 mil toneladas, o carregamento aconteceu direto no cais. Então, o navio foi deslocado para um local com maior profundidade e as barcaças completaram a operação”, disse a coordenadora, afirmando que o procedimento está sendo utilizado desde maio.
Em pouco mais de um ano de operação, a MRS transportou 800 mil toneladas de ferro-gusa da região de Sete Lagoas para o Porto do Rio de Janeiro. De acordo com informações da empresa, o sucesso do primeiro embarque de ferro-gusa em um navio Panamax resultou em investimentos para o aumento da capacidade de armazenagem e reforma do sistema de descarga do Porto do Rio de Janeiro.
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