Trem ICE 3 que opera entre a Alemanha e a Holanda
A divisão de Sistemas de Transportes da Siemens (TS), em parceria com a Bombardier Transportation, converterá cinco unidades ICE 3 (Inter City Express de terceira geração), criados para o tráfego internacional – para sua operação em território francês. O consórcio, liderado pela Siemens e pela Deutsche Bahn, rede ferroviária alemã, negociou um acordo para o projeto no valor aproximado de 43 milhões de Euros. Esse trabalho de conversão será realizado pela Bombardier no centro de testes da Siemens em Wegberg-Wildenrath, na Alemanha. As composições com os ICE 3 devem entrar em operação a partir de 2007 para ligar a Alemanha à França em uma linha expressa Paris (Leste) a Frankfurt.
“Estamos felizes por darmos continuidade à cooperação bem-sucedida com a Deutsche Bahn, pois ela confirma o papel que desempenhamos como uma das principais empresas de tecnologia no desenvolvimento do transporte de alta velocidade”, afirma Hans M. Schabert, presidente da divisão de Sistemas de Transportes da Siemens. O acordo foi assinado após quatro anos de testes, durante os quais duas composições ICE 3 multi-sistemas, especialmente instrumentadas percorreram mais de 100 mil quilômetros da companhia ferroviária francesa, SNCF. Durante os testes foram atingidas velocidades superiores a 350 quilômetros por hora (Km/h).
Os testes foram concluídos com sucesso em setembro de 2005 e demonstraram que o tráfego do ICE 3 é possível e seguro também dentro do sistema ferroviário francês. Revelaram quais são as medidas concretas a serem tomadas para a obtenção da certificação francesa. Os principais pontos incluem ajustes na área do sistema de alta tensão, controles de portas e de frenagem, que são pré-requisitos necessários para atender às normas operacionais francesas. Haverá ainda modificações aerodinâmicas na área do sobestrado a fim de evitar danos aos diferentes tipos de leito presente nas linhas férreas da França. Por fim, os sistemas de proteção franceses serão instalados nas composições e integrados aos sistemas utilizados quando os trens rodam em outros países.
Os trens a serem convertidos são do mesmo tipo dos que já funcionam regularmente em rotas com a Holanda, Suíça e Bélgica. Como líder em tecnologias de ponta, a Siemens deu impulsos decisivos ao desenvolvimento mundial dos trens de alta velocidade. O sistema Transrapid de trens de levitação magnética bem como todas as três gerações do ICE (Inter City Express) foram desenvolvidos com a Siemens como uma das principais responsáveis.
Atualmente, está trabalhando no projeto de 16 trens do tipo Velaro E (cujo nome comercial é AVE S 103) para a Rede Ferroviária Espanhola – RENFE e já recebeu encomenda de outros 10 trens. Vinculado a este, desenvolve um segundo grande projeto de proteção e gerenciamento do tráfego que envolve o intertravamento, a sinalização, as telecomunicações e os sistemas de controle automático dos trens. Fornece os sistemas embarcados para 32 trens de alta velocidade e todos os equipamentos de via. A tecnologia se baseia no sistema de controle europeu de trens (ETCS) e nas tecnologias de transmissão de dados e voz por rádio (GSM-R). O sistema será instalado ao longo de 183 quilômetros entre Lerida e Barcelona – que fazem parte da linha de alta velocidade que liga Madrid a Barcelona – nos 26 quilômetros entre La Sagra e Toledo, bem como na seção de 110 quilômetros que liga Segovia a Valladolid.
Na Alemanha, a Siemens acaba de instalar o ETCS na linha de 140 quilômetros entre Jüterbog e Halle/Leipzig e produziu seis locomotivas com o equipamento embarcado. Além disso, a empresa está em fase de instalação do equipamento ETCS a bordo em 19 unidades ICE 1 (Classe 401) que entrarão em operação em rotas entre a Alemanha e a Suíça.
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