CPTM garante transporte diário de 1,3 milhão de usuários com manutenção rigorosa

Durante todos os dias de 2005, inclusive sábados, domingos e feriados, as equipes de manutenção da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), trabalharam para manter em plena condições de operação e melhorar ainda mais o desempenho dos sistemas que compreendem as vias permanentes e a rede aérea de energia.

Nos onze meses do ano passado, a empresa substituiu 83 mil dormentes, 80 quilômetros de trilhos e ainda aplicou 15 mil m de pedra britada nos lastros dos leitos ferroviários. Nas locais onde há transposição de uma via para a outra, também houve a troca de 187 “jacarés” e 75 agulhas (ambos são componentes dos aparelhos de mudança de via – AMV’s).

Para tanto, a companhia conta com aproximadamente 300 funcionários do Departamento de Manutenção da Via Permanente (DOFV), atuando tanto de forma direta como na supervisão de serviços contratados pela companhia.

A CPTM, na parte dos sistemas de rede aérea, promoveu a substituição de 43.075 metros de fio trolley, que conduzem energia elétrica para as composições, a fim de evitar possíveis falhas que poderiam afetar a circulação. Essas intervenções fazem parte do “Programa de Regularização de Substituição de Fio Trolley nas Linhas da CPTM”, desenvolvido pelo Departamento de Manutenção de Sistemas Elétricos e Eletrônicos (DOFE).

Nas linhas A (Luz-Francisco Morato) e D (Luz–Rio Grande da Serra) ocorreu a reposição de 15.174 metros no período; 9.165 metros nas linhas B (Júlio Prestes–Itapevi) e C (Osasco–Jurubatuba), além de 18.736 metros nas linhas E (Luz-Estudantes) e F (Brás-Calmon Viana).

O atrito dos fios com os pantógrafos dos trens (equipamento localizado em cima das composições, que faz o contato com o trolley e capta a energia de tração) provocam desgaste. Por isso, esse trabalho é realizado, periodicamente, por equipes com mais de 100 funcionários, distribuídas ao longo dos 270 quilômetros de vias em turnos de escalas que atuam 24 horas. Se forem incluídas as redes de ida e volta, os pátios e as oficinas são quase 600 quilômetros de rede aérea de tração.

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Fonte: Webtranspo

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