A Trensurb está colocando sucata sobre cabos para se proteger contra roubo
A Trensurb encontrou uma solução barata para o problema com os roubos de cabos de cobre do sistema de sinalização nas linhas próximas a Vila Pedreira, em Esteio: a colocação de sucatas de trilhos sobre as canaletas subterrâneas por onde passam os cabos. O resultado é que há dois meses a empresa não registra casos de furto deste material. Antes, era um roubo por semana no trecho de Vila Pedreira.
`Com a instalação de 540 metros de trilhos, dispostos lado a lado, os ladrões não terão mais condições de remover cerca de uma tonelada de trilho para cortar os cabos`, afirma Josué Antonio Barreto, da equipe do Setor de Sinalização (Sesin) da empresa, que em conjunto com o setor de Via Permanente (Sevip) elaborou e executou o projeto.
Os roubos não só causam prejuízos financeiros como também prejudicam, principalmente, os usuários. No caso do corte de um cabo, o sistema do Centro de Controle Operacional (CCO) acusa a presença de um trem na via, quando na verdade não há. É preciso que se reduza a velocidade para se manter o controle do tráfego, atrasando e, em alguns casos, interrompendo a viagem.
A idéia agora é estender o projeto para outros trechos que enfrentam o mesmo problema. Para isso, a Trensurb cancelou a venda de cerca de 200 toneladas de sucata de trilho, que servirá para proteger nove quilômetros de via. Outra solução pensada foi a concretagem das canaletas nos pontos onde há certeza que não será mais necessário realizar trabalhos. Josué Antonio Barreto afirma ainda que, com esta medida, os cabos de fibra ótica também estariam protegidos. A empresa também estuda a possibilidade de estender o circuito fechado de TV nas áreas mais vulneráveis. (Fonte: Trensurb)
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar