Neste ano, o metrô da Capital vai aumentar sua área de abrangência e receber o maior volume de investimentos já aportados pelo governo federal, cujas obras se arrastam por um quarto de século, mais precisamente em 1981. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) tem disponível recursos que somam R$ 83,5 milhões, para levar à frente o projeto da chamada “Linha 1”, que tem 29 quilômetros em superfície, e consiste em revitalizar a Estação Eldorado, terminar as obras da Estação Central, restruturar a Estação do Horto e transformar a Estação Vilarinho no maior sistema intermodal (metrô/ônibus) da Região Metroplitana de Belo Horizonte (RMBH). De acordo com o presidente da CBTU, João Luíz da Silva Dias, também serão instaladas nas estações, 25 novas catracas e finalizada a implantação do sistema de sinalização da linha férrea, o que acarreta investimento de R$ 10,6 milhões: “Tem estação que só tem três bloqueadores, em horário de pico isso pode gerar fila. O sistema interno de sinalização estava funcionando somente até a Estação São Gabriel, agora será concluído. O que garante segurança, já que com isso não existe a possibilidade de acontecer qualquer falha”, afirma Dias. Já as obras da Estação de Integração Vilarinho, com previsão para término em 10 anos, tiveram início no dia 1ºdeste mês. Hoje, este é considerado o maior dos empreendimentos previstos no projeto da “Linha1”, com investimentos que giram em torno de R$ 26 milhões, fora o capital privado, contabilizado entre R$ 30 milhões a R$ 35 milhões. O empreendimento está situado entre a Via Norte, que traz o tráfego de Santa Luzia, Vespasiano, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Venda Nova e Ribeirão das Neves.
CBTU: R$ 83,5 mi para metrô de BH
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