A CPTM acaba de desenvolver um novo sistema de monitoramento da sua rede aérea. Um moderno conjunto de equipamentos possibilitará o acompanhamento do estado físico dos cabos de alimentação em tempo real através de uma câmera digital que, além de gravar as imagens, as transmitirá à cabine.
“Pensamos em uma solução mais profissional que proporcionasse um trabalho melhor”, afirma o responsável pelo desenvolvimento do sistema, Sérgio Nicolau da Silva, supervisor de manutenção da Equipe de Rádio e Sonorização, do Departamento de Manutenção de Sistemas Elétricos e Eletrônicos da CPTM.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Inédito no Brasil, o sistema funciona da seguinte forma: uma câmera digital CFTV colorida (com zoom de 220 vezes, auto-focus e luminosidade automática) faz as imagens do pantógrafo em contato com o cabo trolley (responsável por alimentar o trem), que são transmitidas para o operador. Este, por sua vez, pode girar o aparelho remotamente em até 350º, além de movimentá-lo horizontal e verticalmente, graças a um aparelho chamado pan-tilt.
O material é gravado em um vídeo cassete tipo Time Lapse, que armazena até 960 horas de filme com uma só fita e resiste à trepidação das composições. O rack instalado na cabine é portátil e conta com um monitor de tela plana, o vídeo cassete e o console de comando, podendo ser utilizado em qualquer uma das séries de trens da CPTM.
Antes o monitoramento era feito de forma mais precária: uma câmera convencional, imóvel, filmava o pantógrafo e enviava as imagens para um monitor de grandes proporções. O material só podia ser visto depois de gravado e as fitam precisavam ser trocadas sucessivas vezes. A previsão é que o novo sistema comece a ser testado em março.
Seja o primeiro a comentar