O término das obras do metrô de Fortaleza está previsto agora para 2012. Os trabalhos se arrastam desde 1999 e foram paralisados várias vezes por atraso no repasse dos recursos. Em 2002, a União assinou convênio com o Banco Mundial para a liberação de R$ 588 milhões. Parte deste dinheiro, R$ 26 milhões, já foi liberada para reiniciar a construção do metrô. Mas, até agora, a verba não chegou. Depois de sete anos, as obras do Metrofor continuam paralisadas. A falta de verba é a grande justificativa dos responsáveis pela paralisação. De 1999 a 2005 foram gastos mais de R$ 400 milhões com o metrô de Fortaleza. A verba não é nem a metade do que o projeto precisa para ser concluído. O presidente do Metrofor, Sérgio Nogueira, garantiu que o dinheiro chega ainda esta semana. Parte dos R$ 26 milhões vai ser destinada à recuperação dos trilhos que ligam a estação João Felipe, em Fortaleza, à Vila das Flores, em Pacatuba. A outra parte vai para a reforma das estações e dos próprios trens. Segundo Nogueira, mesmo que a união já tivesse liberado os R$ 588 milhões do convênio firmado com o BID, ainda assim faltariam R$ 400 milhões para terminar o projeto do metrô. O Metrofor vai ter 18 estações e 43 km de extensão. 3,8 km vão ser subterrâneos. Seis minutos será o tempo máximo de espera de um metro para o outro. Hoje, por dia aproximadamente 30 mil usuários usam os trens de Fortaleza. Segundo previsão do governo, este número vai passar para 340 mil passageiros, 11 vezes a mais.
Término das obras do metrô de Fortaleza está previsto agora para 2012
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