ALL reduz viagem SP-Buenos Aires

A América Latina Logística (ALL) está reduzindo o tempo no transporte no trem expresso que liga São Paulo a Buenos Aires, na Argentina. Desde que começou a operar, em 2001, o “transit time” estava em 18 dias, incluindo o desembaraço aduaneiro em um porto seco, da ALL, em Uruguaiana. Um trem normal tem um transit time de 22 dias. O trem expresso tem prioridade de circulação sobre todos os trens da companhia.


A composição sai do terminal da companhia em Tatuí, no interior de São Paulo e vai até Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, onde é feito o desembaraço aduaneiro e segue para Buenos Aires.


Com a melhora da produtividade da linha, com investimentos em ativos- compra de locomotivas e vagões e aumento da capacidade dos terminais-, o movimento entre os países é feito, desde o mês passado, em 14 dias. Somente em ampliação de terminais, a companhia aplicou cerca de R$ 1 milhão no ano passado, em Tatuí, Uruguaiana e Zárate, na Argentina. Por semana são transportados 160 TEUs para a Argentina, sendo que o trem sai duas vezes por semana.


Avaliação de demanda


Segundo a gerente da unidade de Negócios do Mercosul, Melissa Werneck, a meta é operar com um transit time de 12 dias, incluindo o desembaraço aduaneiro até o final do ano. “Estamos trabalhando e avaliando o mercado para saber a necessidade de nossos clientes”, disse o executiva. Melissa adiantou, ainda, que a ALL poderá operar também um trem expresso saindo de Curitiba. “É um estudo, há demanda para isso”, acrescentou.


Troca de bitolas


O trem expresso quando chega na Argentina faz um transbordo da carga, pois, no Brasil a companhia opera em bitola métrica enquanto no país vizinho a malha utiliza a bitola chamada de estândar, com 1,435 metros. Essa operação leva cerca de uma hora – sendo três minutos por contêiner. Melissa explica que as composições são estacionadas uma ao lado da outra e é realizada a transferência. “Por isso transportamos cargas conteineirizadas, que é de fácil transbordo”.


A executiva acrescentou que os produtos transportados pelo trem expresso por contêiner são geralmente petroquímicos, madeira, siderúrgico, além de cargas de consumo. A ALL tem 20% do mercado “captável” – ou seja, da movimentação hoje feita por rodoviários entre São Paulo e Buenos Aires. No ano passado o volume movimentado pela ALL na rota entre os dois países foi de 12 mil viagens.


Transbordo para o Chile


Melissa explicou que além de cargas para a Argentina, a ALL movimenta também, via trem expresso, produtos destinados ao mercado chileno. “Essa é uma operação intermodal. Utilizamos a ferrovia até a fronteira da Argentina com o Chile e depois seguimos de caminhão. Esse transporte é feito em até 25 dias, incluindo os desembaraços aduaneiros nos dois países”, disse. “A operação para o Chile é complicada, em razão da topografia do país, mas ainda. Ainda assim, fazemos a operação porta-a-porta”.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Gazeta Mercantil

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0