O jornal Valor Econômico publicou nesta sexta-feira (dia 29) um suplemento especial de 60 páginas sobre ferrovias. Intitulado Mais carga sobre os trilhos, o caderno faz um balanço dos 10 anos de concessão da malha ferroviária brasileira à iniciativa privada. A publicação aborda diversos assuntos relacionados ao setor, desde os desafios enfrentados pelas operadoras e os investimentos feitos em prol da recuperação do transporte por trilhos, até a revitalização da indústria ferroviária brasileira e a participação dos clientes – com a compra de vagões e locomotivas – no desenvolvimento da ferrovia.
Desde a privatização, o setor conseguiu crescer em diversas áreas, tanto no lucro das operadoras quanto no volume transportado, além de uma significante queda no número de acidentes. Dos 17% de participação no transporte de cargas na época da RFFSA, as ferrovias saltaram para 26% em 2005. Os bons resultados foram obtidos, sobretudo, pelos investimentos das concessionárias, que segundo dados da ANTF somaram R$ 9,5 bilhões entre 1997 e 2005.
Entre as fontes escutadas pelo Valor estão as figuras mais importantes do setor ferroviário, como o presidente da Abifer, Luis Cesário, e o diretor-executivo da ANTF, Rodrigo Vilaça, e os presidentes da ALL e MRS, Bernardo Hees e Julio Fontana, respectivamente. O caderno conta ainda com um artigo do professor Paulo Fleury, diretor do Centro de Estudos em Logística (CEL) do Coppead/UFRJ, sobre os altos e baixos dos 10 anos de privatização.
POD NOS TRILHOS
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- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
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