A Secretaria Municipal dos Transportes e Infra-Estrutura (Setin), através da Companhia de Transporte de Salvador (CTS), informa que está acelerando as obras de construção dos seis primeiros quilômetros de extensão do metrô de Salvador. A obra deverá ser entregue à população até o final de 2007, conforme cronograma preestabelecido pelo Prefeitura, em conjunto com a Companhia Brasileira de Transporte Urbano (CBTU) e os ministérios da Cidade e da Fazenda, como informa o diretor de obras da CTS, Luiz Fernando Villar.
As obras do metrô foram retomadas no final do ano passado, quando o prefeito João Henrique assinou convênio com o governo federal, reformulando o traçado inicial. Mais de mil homens estão atuando em cinco frentes, em ações que compreendem desde a edificação da estrutura até o acabamento final. Este primeiro percurso compreende a Estação Pólvora, em frente ao Fórum Ruy Barbosa, até o Acesso Norte, passando pela Estação da Lapa, o túnel que liga a Lapa à Fonte Nova, a Estação Brotas, próximo ao Viaduto de Pitangueiras, e toda a Avenida do Bonocô, onde se concentra o maior número de operários e equipamentos.
Nas estações Pólvora e Acesso Norte as obras estão em fase de acabamento, com pintura, colocação de piso e revestimento, que deverão ficar prontas até o final deste ano. Na Estação Lapa, estão sendo realizadas a fundação e a estrutura. No túnel, está sendo feito o abaixamento e já foi iniciado o acabamento. As obras na Estação de Brotas e no Bonocô estão na fase de edificação da fundação, contenção e construção de pilares e vigas pré-moldadas para o elevador.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar