O diretor administrativo da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), Jorge Melo, garantiu ontem que o primeiro ramal da Ferrovia Transnordestina a ser concluído vai ligar a cidade de Eliseu Martins, no sul do Piauí, ao Porto de Suape e ficará pronto em 2010. Ele afirmou também que o trecho da ferrovia que vai de Salgueiro ao Porto de Pecém, no Ceará, será finalizado em 2013. A Ferrovia Transnordestina terá 1.860 quilômetros de extensão e vai de Eliseu Martins até Salgueiro, onde se divide em dois ramais, um que vem para Suape e o outro que vai para Pecém.
Apesar da garantia dada pelo diretor da CFN, as obras da ferrovia, que foram iniciadas em agosto último, saem de Missão Velha, cidade do sertão cearense, e vão para Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. Este trecho faz parte do ramal que ficará pronto por último – o que sobe para Pecém.
“Iniciamos por este trecho porque ele já tinha o projeto executivo pronto”, explicou Melo, acrescentando que as fontes de financiamento obrigam a companhia a concluir um ramal antes do outro. Ele também informou que o trecho Salgueiro-Pecém será feito com recursos do artigo 9º do extinto Fundo de Investimentos do Nordeste (Finor), que deverão ser liberados até 2013. O artigo 9º do Finor permitia que as empresas destinassem uma parte do seu Imposto de Renda para ser aplicado num novo empreendimento no Nordeste.
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Já o trecho Salgueiro-Suape, de acordo com o diretor, será feito com recursos da própria CFN e também com um empréstimo do BNDES. A construção da ferrovia demandará um investimento de cerca de R$ 4,5 bilhões, dos quais R$ 1 bilhão será investido pela empresa. A engenharia financeira da Transnordestina levou sete anos para ser fechada porque a CFN não queria empregar recursos próprios.
As informações do diretor da CFN foram dadas num debate que ocorreu ontem à tarde na sede da Fiepe.
No meio político e empresarial, circulam – há mais de um mês – informações de que a Transnordestina só terá um ramal: o que liga Salgueiro a Pecém.
O que provocou essa informação paralela foi uma apresentação do Plano Nacional de Logística, em Brasília, no final de agosto. Neste evento, foi dito que o BNDES só financiaria um ramal da Transnordestina e que o outro não seria economicamente viável. Isso provocou apreensão no meio empresarial e político de Pernambuco. A garantia dada por Melo ontem amenizou a apreensão, mais o empresariado do Estado ainda está desconfiado.
CFN já planeja terminal de cargas no Estado
O Departamento Jurídico da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) já está estudando a minuta de arrendamento para construir um terminal de cargas sólidas no Porto de Suape. O projeto da ferrovia Transnordestina prevê a construção de dois terminais portuários, um em Pecém, no Ceará, e o outro em Suape. “Vamos instalar logo o terminal do Porto de Suape, porque o Porto de Pecém não está capacitado para exportar granel sólido e se implantarmos primeiro o de Pecém, ele vai passar um ano e meio parado”, comentou o diretor administrativo da CFN, Jorge Melo. O tempo parado ocorreria porque o ramal Salgueiro-Pecém da Transnordestina só será concluído em 2013.
O diretor da CFN também disse que, a partir de 2009, o gesso do Araripe poderá chegar ao Porto de Suape, usando o trem. Para isso, a carga sairia de Araripina e embarcaria no trecho que liga Salgueiro a Arrojado, no Ceará. Esta cidade recebe uma linha da CFN que liga o Sertão da Paraíba ao litoral e de lá a carga desceria para Suape.
A CFN também tem uma linha que liga o interior do Ceará ao litoral, mas não seria vantagem a carga seguir nesse sentido porque teria que usar o Porto de Mucuripe, segundo Melo. Mucuripe fica em Fortaleza e apresenta um calado de 10 metros de profundidade, não podendo receber grandes navios.
O primeiro empréstimo que deverá ser liberado para a implantação da ferrovia é de R$ 100 milhões, que sairão do Banco Nacional de Desenvo
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