A Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo publicou nesta quinta-feira (dia 31) a Manifestação de Interesse convidando empresas de consultoria a apresentarem propostas com os projetos básico, de engenharia e de modelagem financeira para o Trem de Guarulhos/ Expresso Aeroporto. A data limite para solicitação de esclarecimentos é dia 24 de novembro e as contribuições dos interessados poderão ser entregues até o dia 18 de dezembro.
A coordenação do processo de recebimento das propostas será exercida pela secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), com participação da unidade de PPP da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), da Companhia Paulista de Parcerias (CPP) e da CPTM. As informações e os procedimentos para a entrega dos estudos podem ser consultados no site da CPTM (www.cptm.sp.gov.br ) e da STM (www.stm.sp.gov.br).
A CPTM colocará à disposição dos interessados os estudos técnicos, econômicos e financeiros já realizados. Os documentos são constituídos por cinco cadernos técnicos e um Projeto de Referência, o qual considera que o Expresso Aeroporto deve ligar o centro de São Paulo ao aeroporto de Guarulhos, num percurso estimado em 31 km, em 20 minutos, sem paradas intermediárias, a uma tarifa de aproximadamente R$ 25. O Trem de Guarulhos ligará São Paulo a Guarulhos, saindo da estação do Brás, com parada em Engenheiro Goulart e final no Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães, num percurso de 19 km. A tarifa será a mesma das outras linhas da CPTM, R$ 2,10.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Após o recebimento das propostas, o governo dará início ao processo de licitação dentro das regras da PPP para a escolha daquela que oferecer as melhores condições técnica e financeira. O presidente da CPTM, Mário Manuel Bandeira, informou que as empresas só serão remuneradas caso suas modelagens sejam aprovadas. “Há ainda a possibilidade de utilizarmos a proposta de um consórcio e deixarmos a responsabilidade das obras e construção do projeto para outro grupo de empresas”, disse.
Segundo ele, o edital para a contratação da consolidação dos dados técnicos e estudo de viabilidade financeira, econômica e mercadológica para a implantação do Expresso Aeroporto deverá ser lançado até o final deste ano. O objetivo é viabilizar a liberação do edital de licitação para a PPP ainda em 2007. O projeto já foi aprovado pela Secretaria de Planejamento do Conselho Gestor das PPPs do Estado de São Paulo.
Benefícios
Segunda maior cidade paulista, com 1,1 milhão de habitantes, Guarulhos será a grande beneficiada pelo projeto, informou o secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes. Segundo ele, o município de Guarulhos e a Infraero já demonstraram interesse na construção do Trem de Guarulhos/ Expresso Aeroporto.
“A iniciativa privada deverá financiar grande parte do projeto, uma vez que a capacidade de investimento do estado está no limite”, disse. “E trata-se de uma obra fundamental não apenas para a população de Guarulhos, que necessita de transporte de massa de qualidade, como para os usuários do Aeroporto Internacional Franco Montoro, que não terão mais que enfrentar os crônicos problemas de trânsito, principalmente nas marginais, lembrando que o aeroporto é uma verdadeira cidade, por onde passam 100 mil pessoas por dia.”
Seja o primeiro a comentar