A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) assinam nesta sexta-feira (29) um Termo de Cooperação na área de Ciência, Tecnologia e Cultura, que visa firmar um intercâmbio de pesquisa entre UFMA e CVRD. O evento acontece a partir das 8h30, no Palácio Cristo Rei, localizado no Centro de São Luís.
Como primeira iniciativa concreta, a UFMA, através do Laboratório de Automação Industrial, desenvolverá um Software Especialista que objetiva otimizar o processo de automação industrial no sistema de descarga de vagões no TMPM (Terminal Marítimo Ponta da Madeira). O projeto está sendo coordenado pelo professor doutor João Viana Neto, do Departamento de Engenharia de Eletricidade da UFMA, e envolverá durante 18 meses dois alunos de mestrado e 15 universitários dos cursos de Matemática, Engenharia Elétrica e Computação.
Ao mesmo tempo em que o convênio tenciona contribuir para a capacitação de mão-de-obra qualificada em níveis de graduação e de pós-graduação, é também um espaço de aprendizagem para os profissionais da CVRD, que contribuirão diretamente para a confecção do sistema. Além de mão-de-obra qualificada, a Universidade vai disponibilizar o acesso a laboratórios especializados e bibliotecas.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
A parceria envolve ainda projetos de pesquisa e desenvolvimento relacionados a cinco segmentos estratégicos: Pesquisa e Inovação, Educação Continuada, Educação Profissional, Desenvolvimento Social e Patrocínios Culturais.
Seja o primeiro a comentar