A empresa alemã Knorr-Bremse vai tranfereir tecnologia para a fabricação de válvulas de freios especiais para trens de passageiros e cargas para a Pifer Projetos de Interiores Ferroviários. O acordo foi celebrado nesta quarta-feira (dia 27) no município de Três Rios com a participação da Prefeitura, do Sebrae-RJ e a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin). O projeto deverá envolver investimentos da ordem de R$ 9 milhões e gerar cerca de 200 empregos. A idéia é promover a nacionalização da produção de válvulas de freio para vagões ferroviários utilizando os benefícios do Programa Rio Ferroviário, entre eles, o diferimento de ICMS.
Pelo acordo, a transferência de tecnologia da Knorr-Bremse à Pifer se dará em quatro etapas, num período de 12 meses. Em uma primeira etapa as válvulas serão importadas da África do Sul e a Pifer fará a montagem e os testes para depois enviá-las para a Knorr Bremse, em São Paulo. Nas etapas posteriores, o suporte das válvulas será usinado e depois fundido em outra empresa da região de Três Rios. No final do processo, a empresa fluminense vai garantir à multinacional alemã o fornecimento de válvulas de freio de passageiros e de cargas.
Também faz parte dos planos da empresa a transferência de tecnologia para a produção de aparelhos de ar condicionado para serem implantados nos novos trens da Supervia, anunciou o gerente de logística Knorr-Bremse, Ricardo Heidtmann.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar