A Central Brasileira de Trens Urbanos montou uma operação especial para transferir ontem de Recife para Natal um locomotiva de 64 toneladas que será incorporada ao sistema ferroviário da Grande Natal. Com a nova máquina, a CBTU no Rio Grande do Norte passa a operar com quatro locomotivas nas viagens entre Natal, Parnamirim e Ceará Mirim.
Por causa das más condições de manutenção do ramal ferroviário num trecho que liga a Paraíba ao Rio Grande do Norte, a locomotiva não pode vir nos trilhos de Recife para Natal. Precisou ser transportada numa carreta através da BR 101 até a estação férrea próximo à base aérea, em Parnamirim. Na chegada ocorreram problemas. As ruas estreitas e a fiação baixa nos postes atrapalharam a passagem do conjunto e a operação de desembarque, que deveria começar pouco depois das 8h, só teve início depois das 11h.
O superintendente da Central Brasileira de Trens Urbanos, José Fernandes da Silva, disse que a nova locomotiva vai ajudar a aumentar o número de viagens realizadas hoje entre Natal e as duas cidades vizinhas, melhorando a qualidade do sistema para o usuário. José Fernandes disse que a locomotiva foi cedida pela CBTU em Pernambuco por causa das boas relações entre as duas superintendências.
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A CBTU está envolvida num processo de modernização e melhoramento do serviço ferroviário no Rio Grande do Norte e até maio deverá apresentar um projeto de modernização que vai incluir a criação de linhas ferroviárias dentro do perímetro urbano de Natal. O projeto inicial tem como foco um ramal interligando as estações no Bom Pastor e Quintas até o Centro Federal de Formação Tecnológica – Cefet (antiga ETFRN), no cruzamento das Avenidas Bernardo Vieira e Salgado Filho, seguindo ou pela Avenida Alexandrino de Alencar ou pela Avenida Presidente Bandeira.
O ramal que vai cruzar a cidade será composto de novos modelos de trens mais leves do que as locomotivas que circulam na periferia da Natal. ‘‘É um projeto com linhas modernas, pensando no convívio entre o sistema e o ambiente’’, disse o superintendente. O projeto vai funcionar com um sistema batizado de VLT – Veículos Leves sobre os Trilhos, com equipamentos próximo do chão, sem a necessidade de intervenções que agridam o visual da cidade. O projeto todo está orçado em R$ 160 milhões e deve ser realizado através de Parceria Público Privada.
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