O Fórum Pró-Ferrovia se pronuncia favorável à implantação do ramal ferroviário da Norte-Sul, que irá garantir a interligação da região Norte de Mato Grosso a Tocantins, entre os municípios de Lucas do Rio Verde (360 quilômetros ao Médio Norte de Cuiabá) e Miracema do Norte (TO).
Segundo o coordenador do fórum, o vereador Francisco Vuolo, a obra é importante para viabilizar o escoamento da produção da região Norte. “O fórum apóia integralmente a construção deste novo ramal da Norte-Sul, mas defende a priorização da retomada e conclusão das obras da Ferrovia Senador Vicente Vuolo, que está parada em Alto Araguaia e precisa chegar a Cuiabá o quanto antes”, defende.
O ramal ferroviário será utilizado no escoamento da safra de grãos, minérios e carnes a partir do Porto de Itaqui, no Maranhão, garantindo uma economia de até 30% nos custos do frete para o produtor. O processo licitatório da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) prevê o início das obras dentro de seis meses.
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Vuolo entende que o novo projeto não poderá prejudicar o andamento das obras da ferrovia São Paulo-Cuiabá, “que é um sonho de mais de três décadas que precisa se concretizar. O nosso esforço será pela priorização desta obra, ainda que o ramal da Norte-Sul seja viabilizado”, pondera.
Na semana passada, lideranças produtoras e empresariais de Mato Grosso já haviam se manifestado favoravelmente sobre a construção do ramal setentrional e também defenderam a retomada da ferrovia Senador Vicente Vuolo. A ferrovia Norte-Sul interligará numa extensão de 1,55 mil quilômetros Tocantins, Maranhão, Goiás e Mato Grosso.
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