A CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) iniciará na próxima quarta-feira a operação experimental do segundo trecho da linha Sul do Metrorec (Metrô do Recife), que compreende cinco estações. De acordo com o superintendente do Metrorec, Sileno Guedes, essa fase é necessária para a correção de possíveis falhas no sistema e a adequação às normas técnicas, antes do início da operação comercial.
Durante o período de testes, previsto para durar até o final do ano, não será permitido o transporte de passageiros: “Estamos reforçando o projeto Novo Usuário, que consiste em informar aos estudantes, moradores de comunidades de bairro e freqüentadores de igrejas como usar o sistema do metrô com segurança, para evitar acidentes”.
Guedes informou que entre as obras a serem concluídas estão o acesso viário à estação Antônio Falcão, quatro passarelas para pedestres, além de reforma e climatização dos trens. Explicou que o projeto da linha Sul, que representa investimento de US$ 204 milhões do governo federal, já consumiu 70% do orçamento.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A expectativa é a de que todos os trabalhos da linha Sul sejam concluídos até o final de 2007, quando o Metrorec terá capacidade de transportar 400 mil usuários por dia, a uma tarifa de R$ 1,20.
Seja o primeiro a comentar