A Companhia Brasileira de Trens Urbanos de Maceió (CBTU) vem realizando obras de contenção da encosta que ameaçava a linha férrea na região da Usina Utinga Leão, em Rio Largo. Vários deslizamentos de terra causaram erosão dos dois lados da via tornando o local o ponto mais crítico do sistema de trens urbanos de Maceió.
Enchentes ocorridas no Rio Mundaú formaram uma cratera bem próxima à linha férrea, e do outro lado, na área de Mata Atlântica, a encosta desmoronou lançando grande quantidade de barro na via.
Para solucionar o problema, a CBTU está construindo duas “cortinas de contenção”, ou seja, paredes de concreto armado sustentada por trilhos, para conter a erosão das margens do rio e constrói um muro de arrimo em pedra rachão para evitar a erosão da encosta.
Além dos serviços de contenção da erosão, a Companhia irá trocar os dormentes e construir canaletas para escoamento da água das chuvas num trecho de aproximadamente três quilômetros de linha férrea.
Nos últimos meses, a CBTU também realizou obras de manutenção e melhoria na estrutura dos trilhos que cortam Maceió. As obras incluíram substituição de trilhos, dormentes (peça de madeira colocada transversalmente à via em que se assentam e fixam os trilhos das estradas de ferro), além de aplicação de britas e pó de pedra entre as estações Goiabeira e ABC. A obra, orçada em R$ 148 mil, contemplou mais de 3 km de via férrea e substituição de 120 metros de trilhos.
De acordo com a superintendência da companhia, o greide será suspenso em 30 cm, proporcionando mais segurança a todos os pedestres, ciclistas e passageiros (dos meios de transporte rodoviário e ferroviário). Com isso, a ferrovia ficou num nível superior à rodovia, obrigando os transeuntes a prestarem mais atenção e reduzirem a velocidade no cruzamento, explicam os técnicos da companhia de trens urbanos.
Com um total de 16 viagens ao dia, a CBTU transporta diariamente 11 mil usuários, dos quais sete mil são pagantes. O preço da passagem, que custa R$ 0,50, é um dos maiores atrativos para as pessoas que optam pelo trem para percorrer distâncias entre Maceió, Rio Largo e Satuba. Atualmente, os trens que fazem essas linhas têm boa parte de sua capacidade ocupada.
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