A pintura externa feita por grafiteiros nos vagões de passageiros não escondem a precariedade operacional do sistema de transportes por trens que opera no subúrbio ferroviário de Salvador. Obsoletos e danificados por mais de 40 anos de uso, os quatro trens ainda em operação, ganharam cores novas, mas mantém quase que a mesma estrutura de 1962, quando foram adquiridos pela antiga Viação Férrea Federal Leste Brasileiro.
Quarenta e quatro anos depois, dos 18 trens da antiga VFFLB, restaram quatro em operação, que serão recuperados até o final do ano pela Prefeitura de Salvador, que administra o sistema desde o ano passado. A garantia é do secretário municipal de Transportes e Infra-Estrutura, Nestor Duarte, que assegura dispor de R$ 39 milhões para melhoria do sistema de transportes ferroviário em Salvador.
Conforme explicou o secretário, os recursos já foram repassados pelo Governo Federal – R$ 6 milhões no ano passado – não apenas para a reforma dos trens, mas também para a aquisição de três outros e reforma das estações e de todo o sistema viário. A Prefeitura espera que até meados de janeiro a maior parte dos serviços já esteja pronto.
Seja o primeiro a comentar