Na sua terceira edição, o Prêmio Alstom de Tecnologia Metro-Ferroviária registrou um volume recorde de projetos inscritos. O grande vencedor foi Wilson Nagy Lopretto, engenheiro do Metrô-SP, que realizou um projeto de melhoria nos sistemas de via e controle das linhas de metrô. Ele sugeriu um conjunto de alterações no código de velocidade dos trens nos circuitos de aproximação das estações, aliados a uma reorganização do embarque nas plataformas, o que permitiu a redução dos head ways, recuperação de atrasos e encurtamento dos tempos de percurso global.
O segundo colocado foi Luiz Carlos Santos de Oliveira, engenheiro eletricista da Opportrans, com uma solução de preservação do meio ambiente com a utilização de baterias de chumbo ácidas em trens de metrô. A proposta é reduzir os custos de aquisição e manutenção, além de diminuir a agressão ambiental, por meio de um processo de manutenção das baterias de chumbo ácidas.
Como reconhecimento, Lopretto ganhou uma viagem para a Espanha, onde irá visitar a fábrica da Alstom e também conhecerá uma operação de passageiro da concessionária local. Além disso, o trabalho sobre melhoria de sistema e controle de linhas será publicado na edição de novembro da Revista Ferroviária. Já Luiz Carlos Santos de Oliveira, que ficou em segundo lugar, terá sua idéia publicada na edição de dezembro.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Durante a Feira Negócio nos Trilhos 2006, os interessados poderão assistir à apresentação dos 12 melhores trabalhos do III Prêmio Alstom de Tecnologia Metro-ferroviária no dia 9 de novembro, das 9 às 15h20. A NT ocorre no Expo Center Norte, em São Paulo.
Seja o primeiro a comentar