Começa concretagem da laje de fundo da estação

O Metrô iniciou na última quinta-feira, dia 14, a concretagem da laje de fundo da estação Butantã da linha 4-Amarela (Vila Sônia-Luz). Essa estrutura terá 2,5 metros de espessura e servirá de base para o corpo dessa estação, que deverá funcionar a partir de dezembro de 2008.


Localizado na avenida Vital Brasil, esquina com a rua Pirajussara, o poço central tem 36 metros de diâmetro por 34 metros de profundidade e receberá para a confecção desse bloco gigante 2.700 m3 de concreto e 450 toneladas de aço para armação.


O processo de concretagem será feito em uma única etapa, de forma ininterrupta. Para prevenir fissuras na estrutura e manter a temperatura reduzida, 180 toneladas de gelo serão misturadas aos 2.700 m3 de concreto. Sem o gelo, a temperatura do concreto se eleva devido a uma reação química.


Durante o processo de concretagem, *que se estenderá das 17 horas do dia 14, às 14 horas do dia 15,* o trânsito na rua MMDC será interditado na altura do número 324, próximo ao canteiro de obras do Metrô. A Companhia de Engenharia de Tráfego – CET monitorará o tráfego da região e acompanhará o deslocamento dos caminhões.


Cerca de 330 caminhões estarão envolvidos no transporte do concreto. Os veículos sairão da avenida Francisco Morato, seguirão pela avenida Eliseu de Almeida e a obra será acessada pelos caminhões através das ruas MMDC e avenida Vital Brasil.


Oitenta operários estarão trabalhando por 21 horas ininterruptas, com 3 bombas lançando, simultaneamente, uma média de 190 metros cúbicos de concreto por hora, o que totaliza 24 caminhões/hora.


Impermeabilização e acabamento


No túnel da estação Butantã que segue no sentido do poço de ventilação e saída de emergência Valdemar Ferreira, já está sendo executado o trabalho de impermeabilização com a fixação de mantas especiais de PVC sobre o revestimento primário de concreto projetado. A manta de PVC envolve totalmente o túnel e veda a água originária do lençol freático.


Nesse túnel de 250 metros, 80 metros receberam o concreto de revestimento definitivo. Para a realização desse procedimento são utilizados dois conjuntos de fôrmas metálicas, com pistões hidráulicos e válvulas injetoras de concreto.


Estação Butantã


A estação Butantã da Linha 4-Amarela do Metrô terá uma área construída de 13.290 m2. A previsão é de que em dezembro de 2008, 21.290usuários/dia utilizem esta estação, que terá terminal de ônibus para linhas provenientes de municípios como Osasco, Embu e Taboão da Serra, além dos coletivos da Cidade Universitária da USP.

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Fonte: ABN

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