A locomotiva a vapor nº 58, que pertenceu à Estrada de Ferro Sorocabana, e que estava estacionada na estação Carlos Gomes, em Campinas, deve voltar para Sorocaba ainda antes do Natal, conforme informou o secretário de Cultura Ânderson Santos.
Ontem, o prefeito Vitor Lippi, junto com liqüidantes da Rede Ferroviária Federal e integrantes do Conselho do Patrimônio Histórico de Sorocaba, estiveram visitando locais para abrigar a locomotiva.
Segundo Santos, ela deve ser instalada na pequena estação atrás da Escola Santa Escolástica. “Lá já tem o trilho, que era usado pelo grupo Votorantim para desembarcar cargas. É um local ideal para colocarmos a locomotiva, que está em perfeito funcionamento. Queremos fazer de lá um complexo cultural, histórico e educativo”, explicou.
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Conquista
O processo para trazer de volta a locomotiva para Sorocaba foi iniciado no começo do ano pelo promotor de Defesa do Patrimônio Histórico, Jorge de Oliveira Marun.
Na semana passada, em audiência, foi acordado que como patrimônio histórico da cidade, a locomotiva deveria voltar a cidade. “A prefeitura vai arcar com as despesas do transporte. Agora vamos apenas ver a viabilidade de instalação no local planejado”, disse Santos.
Estacionada e sem ser usada
Batizada de Maria do Carmo, a locomotiva nº 58 estava no pátio da estação Carlos Gomes, em Campinas, e podia ser vista por quem fizesse o passeio de trem oferecido pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), que faz o trajeto entre Campinas e Jaguariúna.
A “maria fumaça”, embora estacionada, está restaurada e com manutenção em dia. A máquina era usada raras vezes, em passeios fretados para um número pequeno de usuários e em algumas filmagens.
A locomotiva nº 58 é patrimônio histórico de Sorocaba, tombada por decreto expedido pelo ex-prefeito Paulo Mendes.
Retorno é luta de Palaia Jr.
O movimento para o retorno da locomotiva para Sorocaba foi uma luta do engenheiro e restaurador Lincoln Palaia Júnior, que faleceu este ano sem ter o sonho concretizado.
Em encontro com o prefeito Vitor Lippi e com representantes de entidades de sorocaba, Palaia articulou uma proposta, que foi apresentada para a Rede Ferroviária, garantindo segurança para a locomotiva, um dos ítens exigidos.
Palaia era considerado um dos melhores restauradores de locomotivas do país, tendo restaurado a Baronesa, o bondinho original do Corcovado. Seu último trabalho era com locomotivas do Exército brasileiro.
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