A insatisfação com a mobilidade em São Paulo atinge até quem usa carro. Dados da última pesquisa da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), feita entre agosto e setembro, mostram uma queda acentuada do nível de aprovação dos motoristas.
O metrô figura como primeiro colocado do ranking dos meios de transporte mais bem avaliados da região metropolitana, com 93% de satisfação, ante 78% registrados entre pessoas que vão ao trabalho de carro. Os ônibus municipais tiveram o pior desempenho desde 1999: 48% de aprovação.
Para o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos e um dos fundadores da ANTP, Jurandir Fernandes, ´os seguros, os combustíveis e a tributação ficaram mais caros nos últimos anos. Além disso, os motoristas enfrentam congestionamentos e o risco de assalto, coisas que ocorriam com menos freqüência no passado´, disse.
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Em relação a 2003, ano da última pesquisa, o nível de satisfação dos motoristas caiu 19 pontos porcentuais. Embora a metodologia do estudo tenha sido modificada neste ano – os entrevistadores focaram apenas em quem usa o veículo para ir ao trabalho -, técnicos da ANTP ouvidos pelo Estado afirmam que a comparação é possível. ´Nosso objetivo era justamente estabelecer uma comparação entre carro e transporte coletivo´, explicou o superintendente da ANTP, Marcos Pimentel Bicalho.
A boa avaliação do metrô ocorreu mesmo com a superlotação das Linhas 1 (Azul) e 3 (Vermelha), ocasionada principalmente pela integração do bilhete único com a rede metroferroviária. ´Como tínhamos uma ´folga´ nas Linhas 5 (Lilás) e 2 (Verde), o desconforto notado nas outras duas linhas não afetaram o resultado final´, comentou o secretário dos Transportes, pasta responsável pelo Metrô, pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).
As principais de quem usa o Metrô dizem respeito a superlotação, passageiros mal-educados e abusados, desconforto e valor da tarifa. Dos sete meios de transporte avaliados, metrô e ônibus da EMTU tiveram desempenho melhor do que o registrado em 2005. No Metrô, o índice de satisfação saltou de 90% para 93% e o dos ônibus, de 64% para 69%.
PIORA
Pelo segundo ano consecutivo, o nível de aprovação dos ônibus municipais caiu. Em 2004, ano em que a administração Marta Suplicy (PT) criou o bilhete único, chegou 61%. No ano seguinte, durante a gestão José Serra (PSDB), o porcentual despencou para 52%. A oscilação deste ano está dentro da margem de erro de dois pontos porcentuais para os resultados gerais e três para os dados específicos.
Procurada pela reportagem, a Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal dos Transportes informou que o secretário Frederico Bussinger somente comentaria a pesquisa com os resultados em mãos.
A avaliação, baseada em 2.300 entrevistas, será divulgada na quinta-feira. Os resultados não levaram em conta o último reajuste, que elevou as tarifas de trens, ônibus e metrô para R$ 2,30.
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