A MRS conseguiu nesta quarta-feira (dia 29) a autorização da Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo para dar entrada no processo de elaboração do EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental-Relatório de Impacto Ambiental) do Ferroanel. Orçado em mais de US$ 500 milhões, a obra é a solução para um dos maiores gargalos do país. Atualmente, a MRS compartilha as linhas E e F da CPTM com os trens de passageiros, sobrecarregando o sistema. O contorno ferroviário resolveria este problema com a implantação de linhas específicas para cada tipo de transporte. Agora a operadora tem 180 dias para apresentar o Relatório de Impacto Ambiental.
Na abertura do NT 2006, no dia 7 de novembro, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, disse que o BNDES estava próximo de concluir de que forma o projeto seria financiado. Até o momento, no entanto, o banco não se pronunciou. Segundo o ministro, o governo trabalha com a possibilidade de utilização de uma PPP para a obra, mas não descarta um possível financiamento do BNDES, a exemplo do projeto da Transnordestina.
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