Considerada uma das maiores obras de logística de 2006, o Terminal de Granéis do Guarujá (TGG) vai entrar em operação em fevereiro do próximo ano. Construído por uma parceria entre ALL, Bunge e Amaggi, o terminal, localizado na margem esquerda do Porto de Santos, tem capacidade de movimentação de cinco milhões de toneladas/ano de soja e derivados e contará com acessos ferroviário e rodoviário.
O terminal compreende uma área de 340 mil m2 dentro do complexo Termag/TGG, projeto avaliado em R$ 440 milhões. Destes, R$ 321 milhões correspondem ao investimento no TGG, sendo R$ 175 milhões – ou cerca de 55% – oriundos do BNDES. O empreendimento engloba com um sistema para descarga de trens e caminhões e de manuseio de grãos (que compreende a construção de dois armazéns, quatro torres de carregamento e um conjunto de esteiras transportadoras) e instalações administrativas.
Segundo informações da ALL, o TGG deverá receber grande parte da produção do Centro-Oeste do Brasil, o que poderá representar um incremento de quase 50% no volume total de soja e farelo de soja movimentado pelo Porto de Santos em 2005.
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