O Grupo América Latina Logística (ALL) anunciou a troca de perfil de trilhos em trecho de 302 quilômetros entre Votuporanga e Araraquara. A substituição dos trilhos integra plano de investimentos de R$ 2,87 bilhões em quatro anos que inclui financiamento aprovado, na semana passada, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) de R$ 1,12 bilhão. A ALL informou que os investimentos serão realizados dentro do período compreendido entre 2006 e 2009, e incluem compra de vagões em parceria com clientes. O plano está divido na compra de vagões via clientes (35%), via permanente (25%), locomotivas (25%) e tecnologia, terminais e outros (15%). Do total do crédito, R$ 985,3 milhões serão concedidos à ALL Brasil e Novoeste e os R$ 138,4 milhões restantes financiarão os investimentos da Ferronorte e da Ferroban nos anos de 2008 e 2009. Essas empresas já possuem linha de financiamento de R$ 265 milhões que contemplam os investimentos até o final de 2007 que foi aprovado em outubro de 2005.
O financiamento do BNDES não inclui projetos de expansão de via permanente e será destinado à recuperação de via e aumento da capacidade de movimentação de carga. A empresa também informou que fará investimentos na infra-estrutura nos terminais de Alto Araguaia (MT) e Alto Taquari (MT), investimentos em terminais de transbordo, terminais de embarque e desvios em parcerias com clientes,. Também destinará recursos para aprimorar a tecnologia em segurança operacional, com a instalação de 340 detectores de descarrilamento em 2007. Há previsão de compra de 90 vagões tanques, reforma de 1,38 mil vagões, alteração da bitola de 350 vagões graneleiros e recuperação de 50 locomotivas por ano até 2010. A ALL anunciou ainda a compra de 20 mil toneladas de trilho por ano e a troca de perfil no corredor Norte do Paraná – Porto de Santos, no trecho Votuporanga – Araraquara e melhorias no trecho entre Campo Grande e Bauru.
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