O secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, afirmou que, desta vez, vai haver a expansão do metrô. A afirmação foi feita durante entrevista no estúdio do Bom Dia Rio, da TV Globo.
“O que o governador Sérgio Cabral quer fazer é uma mudança estrutural nos transportes públicos do Rio, mas começando pela eliminação dos gargalos. Há um grande gargalo na estação do Estácio, onde as duas linhas se sobrepõem. A eliminação desse gargalo pode gerar um acréscimo de 30% em número de passageiros no metrô. E, portanto, essa obra nós iremos fazer”, disse Lopes.
O secretário explicou que há duas alternativas para resolver o problema o gargalo: uma delas, seria fazer uma alça por trás do pátio de São Cristóvão até a Uruguaiana e a outra, é a obra original, que seria do Estácio até a estação Carioca e barcas.
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Segundo o secretário, estes projetos podem custar de R$ 500 a R$ 800 milhões. E o prazo para o início e conclusão da obra vai ser estipulado dentro de cem dias, conforme solicitação do governador. “Em cem dias, teremos uma definição dessa obra, a conclusão da contratação e da decisão do que fazer”, disse Lopes.
A Linha 3 também foi discutida pelo secretário estadual de Transporte que se mostrou preocupado com a invasão do terreno que será ocupado pelos trilhos e vagões do metrô.
“Recebemos uma denúncia da prefeita de São Gonçalo, no Grande Rio, e verificamos que há mais de 250 residências no local. Se não colocarmos algo lá para funcionar imediatamente, não preservaremos o leito para a construção do metrô. Então, a decisão do governo é estudar todas as possibilidades para colocar em funcionamento o mais rápido possível o pré-metrô, que são trens que o estado já tem disponíveis junto da operadora e poderão ser colocados lá no prazo de dois anos e meio”
No cronograma de obras ligadas ao sistema de transportes do Rio, o novo governo vai prosseguir no projeto de levar o metrô até a Praça General Osório, em Ipanema, na Zona Sul, com recursos disponíveis do BNDES. E, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, tem também o mergulhão.
Fiscalização do transporte alternativo
O transporte alternativo vai ser alvo de mais rigor pela nova administração. O decreto da ex-governadora Rosinha Matheus, que regulamentava 1.750 vans foi derrubado pela 18ª Câmara Cível portanto as vans estão novamente irregulares.
“Seremos mais rigorosos com a questão da informalidade e da irregularidade no transporte. Não só com as vans mas também com os ônibus piratas e qualquer tipo de irregularidade. Nós entendemos que as vans são veículos alimentadores de linhas de maior porte e, por isso, queremos fazer corredores estruturais de transporte. E nesse sentido nós vamos fazer as regulamentações das vans, fazer a licitação de regularização com essa visão”, anunciou o secretário.
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