O bloco formado por 15 deputados federais eleitos do PMDB da região Centro-Oeste, liderado pelo presidente regional de Mato Grosso, Carlos Bezerra, recebeu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em audiência hoje (04), no Palácio do Planalto, a garantia de que as obras da ferrovia “Vicente Vuolo” (Ferronorte) serão retomadas este ano, chegando a Rondonópolis.
As obras da Ferronorte estão paralisadas há quatro anos no município de Alto Araguaia. Para chegar até Rondonópolis são 200 km. Estudos realizados pelo governo mostram que hoje a ferrovia transporta de 7 a 9 milhões de toneladas/ano, de Alto Araguaia ao Porto de Santos, num percurso de 2 mil km. Com a chegada até Rondonópolis, seriam acrescidos 6 milhões de toneladas ao ano.
Em especial para Mato Grosso, o presidente Lula discutiu ainda com Bezerra a proposta de se criar a Universidade Federal de Rondonópolis, transformando o atual campus da UFMT em unidade independente. Com o encaminhamento feito por Bezerra, Mato Grosso passaria a ter duas universidades federais. O presidente Lula disse que determinará ao Ministério da Educação a realização de estudos sobre a proposta.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
No encontro de deputados federais com o presidente Lula foram levados os principais projetos de desenvolvimento para o Centro-Oeste (MT, GO, MS e DF). “Sempre defendi a unidade política dos estados que compõem a nossa região. Esta união do PMDB pode deflagrar este processo”, avalia Carlos Bezerra.
Em seguida à audiência com o presidente Lula, Carlos Bezerra, o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), e o deputado federal Tadeu Felipelli (PMDB-DF), foram recebidos pelo ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro , por encaminhamento do presidente Lula, para avaliação conjunta das propostas do Centro-Oeste, inclusive a proposta de participação no governo federal.
Como senador no período 1995/2003, Carlos Bezerra sempre defendeu esta unidade. Articulou e coordenou o Prodeco (Plano de Desenvolvimento do Centro-Oeste), um projeto elaborado por todos os Estados do Centro-Oeste, envolvendo governos estaduais, bancadas federais, assembléias legislativas, universidades e entidades de classe na discussão de um programa de desenvolvimento para a região.
Bloco em Brasília
Além da unidade dos 15 deputados federais peemedebistas dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, Carlos Bezerra já anunciou a formalização de um bloco de 35 deputados federais do PMDB para atuar em conjunto na Câmara Federal.
Seja o primeiro a comentar