Patinho feio da rede ferroviária estadual, o trecho de 30 quilômetros entre o Barreto e Itaboraí ganhará novos trens até o fim do primeiro semestre. A linha, onde circulam apenas duas composições sucateadas em duas viagens diárias, ficou de fora das privatizações dos anos 90 e sofre com a ocupação irregular em suas margens.
Batizado de pré-metrô por integrar o trajeto da futura Linha 3, o projeto foi anunciado esta semana pela Secretaria estadual de Transportes. O plano é utilizar parte das 14 composições sem uso da antiga Linha 2 do metrô para transportar até cem mil passageiros por dia. Como a linha Barreto-Itaboraí não tem fiação elétrica, o governo pretende adaptar as máquinas para circularem com gás natural.
Segundo a secretaria, a linha deficitária continuará a ser administrada pela Central, companhia subordinada à Secretaria de Transportes. O subsecretário Delmo Pinho admite que a medida tem como principal objetivo impedir que a favelização obstrua a futura linha do metrô. O projeto é considerado imprescindível para atender ao pólo petroquímico, que deve ser inaugurado em 2012.
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“Estamos preocupados em preservar a faixa lateral da ferrovia, que sofre um processo de ocupação desordenada”, explica Pinho.
Os trens destinados ao projeto têm dois vagões, com capacidade para 254 passageiros.
Eles vão substituir as antigas locomotivas a diesel dos anos 50 que mantêm a operação precária da linha.
O pré-metrô foi a solução mais econômica encontrada para começar a tirar do papel a sonhada Linha 3, uma das promessas de campanha do governador Sérgio Cabral. Em entrevista ao GLOBO-Niterói publicada em setembro passado, o peemedebista disse que o projeto, que prevê a ligação do Rio com Niterói e Itaboraí, é absolutamente viável.
O trecho da Praça Araribóia ao Largo da Carioca, sob a Baía de Guanabara, deve custar cerca de R$ 1,9 bilhão, e o da Praça Araribóia a Itaboraí, passando por São Gonçalo, cerca de R$ 1,2 bilhão. As obras dependem de ajuda do governo federal e, no fim do ano passado, ganharam novo entrave, já que o plano inclui um viaduto próximo ao Caminho Niemeyer.
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