O Metrô do Recife finalmente terá a garantia de sua conclusão. O sistema de transporte público de massa vai receber R$ 295 milhões para concluir suas obras de expansão iniciadas ainda em 1998.Segundo a apresentação da Ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, o governo federal deverá transferir para Estados e municípios a gestão dos metrôs e fazer o repasse dos recursos de expansão. O do Recife contará com verbas para a conclusão da expansão da Linha Sul (até Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes) e reforma da Linha Centro.
“Os valores serão usados em até três anos e constarão do Plano Piloto de Investimento (PPI)”, comemorou o superintendente do Metrô do Recife, Sileno Guedes. Em tese, os recursos do PPI não sofrem contingenciamento por parte do governo federal.
Sileno Guedes viaja hoje para o Rio de Janeiro, sede da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), para discutir a aplicação dos recursos. “Boa parte das obras já está pronta. Para outros trechos vamos ter que lançar licitações”, afirmou.
Outra obra anunciada é a hidrovia do São Francisco. O governo federal prometeu dragar e recuperar o trecho navegável existente entre Pirapora e Juazeiro. “Esta é a obra mais pernambucana da Bahia”, afirmou Fernando Bezerra Coelho, secretário de Desenvolvimento Econômico. Isso porque, ao trazer os grãos do Oeste baiano para a cidade vizinha de Petrolina, uma série de oportunidades para o mercado local estarão disponíveis. “O gesso agrícola do Araripe poderá entrar para a Bahia. E o milho deles vai ajudar a produção local de frangos, que sofre com o problema no fornecimento de ração”, prevê Coelho.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar