Metrofor deverá operar em 2008

Quem anda pelas ruas e avenidas de Fortaleza deve ter percebido o retorno das obras do Metrofor em quase toda a extensão da linha férrea. O objetivo é fazer com que o metrô comece a operar, a partir de 2008, nos 18 quilômetros que separam as estações Vila das Flores e Couto Fernandes. Segundo o diretor-presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, a partir do próximo ano Fortaleza deverá passar a contar com um metrô de superfície. 2008 é uma data possível para que o Metrofor comece suas operações com 100% de filosofia metroviária, afirmou.


Para tanto, as estações e a malha ferroviária tiveram de sofrer adaptações. Um elevado de nove metros de altura e 2,2 quilômetros de extensão ligará a Estação Couto Fernandes à Estação Parangaba. No Conjunto Esperança, será feito o Viaduto Rodoviário da rua Maria Gomes de Sá. No Mondubim, uma passagem sob o cruzamento da linha férrea com a avenida Presidente Costa e Silva (Perimetral) deverá ser construída.


De acordo com o Metrofor, da Vila das Flores até o Aracapé, a via permanente (linha ferroviária eletrificada) e as obras brutas (sem acabamento) das estações de Vila das Flores, Jereissati, Maracanaú, Novo Maracanaú, Pajuçara, Alto Alegre e Aracapé já foram concluídas.


Os trens movidos a diesel continuarão percorrendo o trecho que se estende da Estação Couto Fernandes à Estação João Felipe (Centro) e a Linha Oeste (Caucaia/João Felipe). Rômulo Fortes informa que a Estação Couto Fernandes cumprirá uma dupla função: será uma estação terminal para os trens elétricos e uma estação de transferência de passageiros para os trens a diesel. Quatro trens elétricos e dois trens movidos a diesel atenderão a população. 24 minutos deverá ser o tempo de espera máxima pelo trem.


As atuais obras são fruto de um convênio firmado em 25 de novembro de 2005 entre a União, o Governo do Estado, a Companhia Cearense de Transporte Metropolitano (Metrofor) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). O documento estabeleceu novas metas para ambas as partes, como a conclusão do 1º estágio da Linha Sul (João Felipe/Vila das Flores) e a conclusão das obras em 13 estações. O valor destinado para a realização do trabalho ficou em R$ 588 milhões, a serem pagos pela União e pelo Governo do Estado.


Segundo Fortes, desde a aprovação do convênio, as obras do metrô entraram no Plano Plurianual de Investimentos (PPI). Isso significa que o metrô passa a constar da lista de projetos de infra-estrutura prioritários para o governo. Em 2006, R$ 127 milhões (R$ 101 milhões da União e R$ 26 milhões do Estado) foram destinados ao Metrofor. Desse total, R$ 101 milhões foram aplicados nas obras. Além do restante do dinheiro aprovado para o ano passado, o metrô de Fortaleza pode contar, em 2007, com o valor restante dos R$ 588 milhões.


O problema agora, segundo Fortes, é técnico e não financeiro. O repasse final ficou todo para 2007, mas, como a obra ficou muito tempo parada, dependemos da capacidade de produção das empresas do consórcio, principalmente no que se refere à construção de material rodante (trens). As empresas têm outras demandas e não podemos furar a fila, disse. Por causa disso, o Metrofor irá negociar, com o Governo Federal, um prazo de tempo maior para que o restante do repasse seja feito.



Entenda o caso


Fim da década de 70 – Os trens de Fortaleza e Zona Metropolitana já não suportam a demanda dos passageiros. É daí que surge a idéia de um metrô de superfície em Fortaleza.


Setembro de 1987 – O governador Tasso Jereissati assina o contrato para a instalação do Metrofor com a CBTU e a Reffsa, com vigência a partir de 14 de abril de 1988.


Maio de 95 – O POVO estampava em sua edição que o projeto seria iniciado em 1996, com previsão de término em 2000.


Março de 1996 – FHC e Tasso viajam ao Japão e assinam o protocolo de financiamento com o Eximbank no valor de US$ 268 milhões. Agora falta o aval do projeto pelo Senado.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: O Povo (CE)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*