Começa a funcionar no próximo dia 18 de janeiro o trem que irá beneficiar uma grande parte dos usuários da Zona Norte. A nova linhafará o trajeto Ribeira/Nordelândea e será inaugurada no próximo dia 17 com a presença do ministro das Cidades, Márcio Fortes. Cerca de duas mil pessoas que circulam na Zona Norte terão o tempo de suas viagens reduzido com o novo equipamento. Uma composição de locomotiva com vagões será acrescentada com um novo projeto visual e instalações que oferecem mais conforto para o usuário. Estão programadas mais seis viagens no turno da manhã, com o horário da tarde ainda a ser programado.
O novo serviço amplia a função que antes era realizada pela unidade que faz o trajeto Natal/Ceará-Mirim. Porém, o trajeto até Nordelândea durará apenas 30 minutos, ou seja, uma pessoa que tenha perdido o horário do trem não terá de esperar que este chegue até Ceará-Mirim para retornar. ‘‘O novo trem vai desafogar o trânsito da Zona Norte e trará uma nova realidade para o transporte urbano’’, adianta José Fernandes da Silva, superintendente da CBTU-RN.
A linha para Nordelândea terá paradas no Alecrim, Quintas, Igapó, Santa Catarina, Soledade e Nova Natal. Cada vagão terá uma capacidade de transporte de 206 pessoas, sendo 100 sentadas.
Como novidades para o vagão, José Fernandes destaca as novas entradas de ar. Anteriormente as janelas eram cobertas por uma grade que lembra uma cela de prisão. ‘‘Dessa vez, tiramos aquela grade o que dá um tom mais humano, assim como sua programação visual. A ventilação ficará bem melhor agora’’. O material das janelas é feito de policarbonato de 6 milímetros, material semelhante ao escudo utilizado pela polícia militar.
A adição dos novos vagões está inserida num projeto maior que a direção nacional da CBTU e o Ministério das Cidades estudam implantar em Natal, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O VLT tem orçamento de 167 milhões de reais e substituirá os equipamentos atuais por uma nova teconologia. ‘‘Nossa proposta já foi apresentada ao prefeito e à governadora. Agora tudo depende da articulação com o governo federal’’, diz José Fernandes. De acordo com Fernandes, a substituição do sistema prevê uma aumento do transporte de 10 mil para 62 mil passageiros por dia. ‘‘Será a versão moderna do antigo bonde, que embora tenha sido abandonado no Brasil, ainda funciona em todo o mundo’’, conclui Fernandes.
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