Um dia depois de quebrar o recorde mundial de velocidade sobre trilhos, a companhia francesa de transportes Alstom anunciou a intenção de construir um trem de grande velocidade entre o Rio e São Paulo. O trajeto tem dimensão dentro do ideal para exploração pelo modal ferroviário e seria feito em parceria público-privada (PPP), segundo os moldes já estudados pelo Ministério dos Transportes. A pré-proposta foi apresentada ontem, em Paris, ao governador do Rio, Sérgio Cabral.
A negociação teve início com o convite da empresa para que uma comitiva brasileira testemunhasse o desempenho do trem V150 no trajeto Paris-Estrasburgo, que, na terça-feira, rompeu o recorde mundial de velocidade sobre trilhos ao alcançar 574,7 quilômetros por hora.
Na tarde de ontem, em Paris, Cabral e o secretário estadual dos Transportes, Júlio Lopes, foram recebidos na sede da empresa para conhecer dois planos de investimento no Brasil. A pré-proposta da Alstom – que ainda não envolve valores, já que um estudo de viabilidade técnica precisa ser realizado – é a quarta do mercado de empresas que exploram os trens de grande velocidade na Europa. Antes, uma companhia italiana e duas alemãs haviam demonstrado interesse no projeto, cuja elaboração teve apoio inicial do governo federal, mas segue estacionado.
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´É um investimento perfeitamente possível já que há um mercado de transporte que pode cobrir os custos de construção da linha´, disse Sérgio Cabral ao Estado. Por meio de seu diretor-presidente, Philippe Mellier, a Alstom confirmou o interesse em participar de uma eventual licitação para o trajeto. No retorno ao Brasil, Cabral deve procurar o governador de São Paulo, José Serra, para expor o interesse dos franceses.
A intenção de explorar uma linha de trem rápido entre as duas maiores metrópoles brasileiras não é nova. Há 13 anos, pelo menos, projetos tramitam no Ministério dos Transportes aventando a idéia. No estudo mais atual, que se vale de dados de outro, realizado até 2004, o governo federal prevê uma PPP que viabilize o projeto.
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