Quem quiser ir assistir ao GP Brasil de Fórmula 1 em Interlagos, no dia 21 de outubro, domingo, poderá ir de trem até o autódromo. Isso porque a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vai inaugurar na próxima quarta-feira, dia 17, a Estação Autódromo, que fica a 600 metros do local da disputa esportiva da F-1. Conforme o cronograma, a CPTM prevê investir R$ 5,9 bilhões num pacote de ações com inauguração de estações, modernização de trens, equipamentos e revitalização de linhas como a F (Brás-Calmon Viana).
A Estação Autódromo será a primeira de uma série de oito a serem inauguradas até março pelo Governo de São Paulo no modelo do metrô de superfície. Para os paulistas, isso significa menos tempo de espera nas plataformas, composições com ar condicionado, bancos anatômicos, som ambiente, vidros com proteção aos raios ultravioleta, indicação luminosa e sonora de abertura e fechamento de portas, monitoramento de falhas computadorizado, freios dinâmicos, entre outros itens.
Além da Autódromo, mais cinco estações serão inauguradas ainda em 2007: Grajaú e Interlagos, na Linha C; e USP Leste, Jardim Helena e Jardim Romano, na Linha F. Além disso, duas estações dessa última linha, Comendador Ermelino e Itaim Paulista, estão sendo revitalizadas e serão inauguradas no primeiro trimestre de 2008. Somente na Estação Autódromo os recursos aplicados ultrapassaram a casa dos R$ 700 milhões.
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A estação Autódromo fica a 4 quilômetros da unidade Jurubatuba. Os cálculos da CPTM indicam que aproximadamente cinco mil novos usuários por dia devem utilizar a estação no início da operação. De acordo com a CPTM, as novas estações da Linha C atendem aos padrões de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que regulamentam o acesso para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O projeto prevê rampas, elevadores, escadas rolantes, corrimãos, piso tátil para conduzir deficientes visuais e sanitários especiais.
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